Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTAS AO PROFESSOR PAULO FREIRE: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128628
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8926
    "inscrito_id" => 13798
    "titulo" => "CARTAS AO PROFESSOR PAULO FREIRE: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "Educadores em processo de formação inicial ou continuada têm muito a pensar sobre si e o mundo quando estudam em grupo. Além disso, potencializam a vocação do ser mais ao lerem e escreverem sobre boas obras literárias. Neste grupo de estudo, resultado do projeto de extensão universitária "Diálogos com Paulo Freire", 1º semestre de 2025, a memória do patrono da Educação Brasileira pretende criar ressonâncias com as lembranças dos participantes. Ao ler o livro Cartas à Cristina, o participante será convidado a produzir escritos tendo o pensador Paulo Freire como destinatário hipotético. Ainda, o presente relato de experiência divulga como a alfabetização é conquistada pelas crianças no tempo certo ou após o momento esperado, amparado na Psicogênese da Língua Escrita; ou quando é obtida em atraso, resultado da luta pessoal, histórica e social na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os encontros regulares do grupo de estudos têm como palco regular o Laboratório de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), câmpus de São José do Rio Preto. Porém, os incontáveis espaços de culminância e partilha de saberes se comprometem a reunir diferentes pessoas humanas, sempre que possível, em rodas de conversa e, preferencialmente, no espaço primordial da comunidade escolar. Historicamente, o presente projeto dá continuidade à iniciativa do ano de 2020, na Universidade Federal de São João del-Rei. Daquela data, e com vistas sempre ao futuro, o objetivo principal continua se revigorando na difusão do saber acerca da vida e da obra do brasileiro Paulo Freire. Dentre as considerações finais, estão a criação de novos meios de reunir os interessados e favorecer o gosto pela leitura de boas obras, a promoção do pensamento crítico, e, sobretudo, de seguir acreditando na construção de uma educação verdadeiramente democrática e emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13798_TB8926_30102025103742.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO ROGÉRIO TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "srsantos@educacao.riopreto.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO (UNIFIEO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128628
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8926
    "inscrito_id" => 13798
    "titulo" => "CARTAS AO PROFESSOR PAULO FREIRE: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "Educadores em processo de formação inicial ou continuada têm muito a pensar sobre si e o mundo quando estudam em grupo. Além disso, potencializam a vocação do ser mais ao lerem e escreverem sobre boas obras literárias. Neste grupo de estudo, resultado do projeto de extensão universitária "Diálogos com Paulo Freire", 1º semestre de 2025, a memória do patrono da Educação Brasileira pretende criar ressonâncias com as lembranças dos participantes. Ao ler o livro Cartas à Cristina, o participante será convidado a produzir escritos tendo o pensador Paulo Freire como destinatário hipotético. Ainda, o presente relato de experiência divulga como a alfabetização é conquistada pelas crianças no tempo certo ou após o momento esperado, amparado na Psicogênese da Língua Escrita; ou quando é obtida em atraso, resultado da luta pessoal, histórica e social na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os encontros regulares do grupo de estudos têm como palco regular o Laboratório de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), câmpus de São José do Rio Preto. Porém, os incontáveis espaços de culminância e partilha de saberes se comprometem a reunir diferentes pessoas humanas, sempre que possível, em rodas de conversa e, preferencialmente, no espaço primordial da comunidade escolar. Historicamente, o presente projeto dá continuidade à iniciativa do ano de 2020, na Universidade Federal de São João del-Rei. Daquela data, e com vistas sempre ao futuro, o objetivo principal continua se revigorando na difusão do saber acerca da vida e da obra do brasileiro Paulo Freire. Dentre as considerações finais, estão a criação de novos meios de reunir os interessados e favorecer o gosto pela leitura de boas obras, a promoção do pensamento crítico, e, sobretudo, de seguir acreditando na construção de uma educação verdadeiramente democrática e emancipadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13798_TB8926_30102025103742.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO ROGÉRIO TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "srsantos@educacao.riopreto.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO (UNIFIEO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Educadores em processo de formação inicial ou continuada têm muito a pensar sobre si e o mundo quando estudam em grupo. Além disso, potencializam a vocação do ser mais ao lerem e escreverem sobre boas obras literárias. Neste grupo de estudo, resultado do projeto de extensão universitária "Diálogos com Paulo Freire", 1º semestre de 2025, a memória do patrono da Educação Brasileira pretende criar ressonâncias com as lembranças dos participantes. Ao ler o livro Cartas à Cristina, o participante será convidado a produzir escritos tendo o pensador Paulo Freire como destinatário hipotético. Ainda, o presente relato de experiência divulga como a alfabetização é conquistada pelas crianças no tempo certo ou após o momento esperado, amparado na Psicogênese da Língua Escrita; ou quando é obtida em atraso, resultado da luta pessoal, histórica e social na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os encontros regulares do grupo de estudos têm como palco regular o Laboratório de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), câmpus de São José do Rio Preto. Porém, os incontáveis espaços de culminância e partilha de saberes se comprometem a reunir diferentes pessoas humanas, sempre que possível, em rodas de conversa e, preferencialmente, no espaço primordial da comunidade escolar. Historicamente, o presente projeto dá continuidade à iniciativa do ano de 2020, na Universidade Federal de São João del-Rei. Daquela data, e com vistas sempre ao futuro, o objetivo principal continua se revigorando na difusão do saber acerca da vida e da obra do brasileiro Paulo Freire. Dentre as considerações finais, estão a criação de novos meios de reunir os interessados e favorecer o gosto pela leitura de boas obras, a promoção do pensamento crítico, e, sobretudo, de seguir acreditando na construção de uma educação verdadeiramente democrática e emancipadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.