A CASA DO LAGARTO E DA ARANHA X A IGREJA EVANGÉLICA – O CONFLITO DAS CONCEPÇÕES EDUCATIVAS SOBRE O EVANGELHO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128630 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8930 "inscrito_id" => 18916 "titulo" => "A CASA DO LAGARTO E DA ARANHA X A IGREJA EVANGÉLICA – O CONFLITO DAS CONCEPÇÕES EDUCATIVAS SOBRE O EVANGELHO" "resumo" => "Livia Paulo de Araujo RESUMO Utilizou-se no percurso analítico e metodológico a referência metafórica como instrumento de linguagem simbólica (Paiva, 1998), “a casa do lagarto e da aranha” (Zefirelli, 1977), confrontando-a com o estudo teórico-empírico de três pesquisadores sobre a ascensão das igrejas evangélicas pentecostais no Brasil a partir da década de 80. Buscou-se recortar a concepção educativa abrangente na análise dos trabalhos de Ferrari (2007); Manso (2023) e Souza (2023). Observou-se a partir da análise da metáfora como recurso de linguagem sintética, que seu significado representa o ambiente hostil para o ensino da pedagogia do Evangelho; “justiça e misericórdia” (Mateus, 23:23). Os autores analisados confirmam em suas pesquisas entrevistando evangélicos, cujo perfil caracteriza-se pelos “desenraizados” socialmente e com pouca qualificação educacional, moradores de vários locais do Brasil e dos segmentos sociais mais pobres, que o projeto das igrejas pentecostais é apropriar-se politicamente das principais agendas das políticas públicas do Estado. Mesmo sem ser a educação o foco dos pesquisadores, a pesquisa qualitativa busca aferir na síntese das obras, a concepção dominante sobre o objeto. Concluiu-se que o sucesso do projeto religioso evangélico pentecostal atravessa sim a política educacional com foco no enquadramento moral rigoroso, modelado pelo conservadorismo, voltado ao progresso individual e sucesso financeiro. Observou-se que as igrejas evangélicas pentecostais estão mais alinhadas operacionalmente à metáfora descrita, do que com as premissas do Evangelho, se equiparadas à luz da sua concepção transformadora. Embora o número de evangélicos tenha crescido nos últimos anos chegando a 26% da população brasileira, segundo o o Censo (IBGE, 2022) e tenha ganhado tração político-partidária, a igreja não foi capaz de realizar interface com a agenda política e econômica, colocando esse perfil social pobre no centro do debate distributivo e tributário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18916_TB8930_04112025084409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA PAULO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LIVIA" "autor_email" => "liviapaulopedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128630 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8930 "inscrito_id" => 18916 "titulo" => "A CASA DO LAGARTO E DA ARANHA X A IGREJA EVANGÉLICA – O CONFLITO DAS CONCEPÇÕES EDUCATIVAS SOBRE O EVANGELHO" "resumo" => "Livia Paulo de Araujo RESUMO Utilizou-se no percurso analítico e metodológico a referência metafórica como instrumento de linguagem simbólica (Paiva, 1998), “a casa do lagarto e da aranha” (Zefirelli, 1977), confrontando-a com o estudo teórico-empírico de três pesquisadores sobre a ascensão das igrejas evangélicas pentecostais no Brasil a partir da década de 80. Buscou-se recortar a concepção educativa abrangente na análise dos trabalhos de Ferrari (2007); Manso (2023) e Souza (2023). Observou-se a partir da análise da metáfora como recurso de linguagem sintética, que seu significado representa o ambiente hostil para o ensino da pedagogia do Evangelho; “justiça e misericórdia” (Mateus, 23:23). Os autores analisados confirmam em suas pesquisas entrevistando evangélicos, cujo perfil caracteriza-se pelos “desenraizados” socialmente e com pouca qualificação educacional, moradores de vários locais do Brasil e dos segmentos sociais mais pobres, que o projeto das igrejas pentecostais é apropriar-se politicamente das principais agendas das políticas públicas do Estado. Mesmo sem ser a educação o foco dos pesquisadores, a pesquisa qualitativa busca aferir na síntese das obras, a concepção dominante sobre o objeto. Concluiu-se que o sucesso do projeto religioso evangélico pentecostal atravessa sim a política educacional com foco no enquadramento moral rigoroso, modelado pelo conservadorismo, voltado ao progresso individual e sucesso financeiro. Observou-se que as igrejas evangélicas pentecostais estão mais alinhadas operacionalmente à metáfora descrita, do que com as premissas do Evangelho, se equiparadas à luz da sua concepção transformadora. Embora o número de evangélicos tenha crescido nos últimos anos chegando a 26% da população brasileira, segundo o o Censo (IBGE, 2022) e tenha ganhado tração político-partidária, a igreja não foi capaz de realizar interface com a agenda política e econômica, colocando esse perfil social pobre no centro do debate distributivo e tributário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18916_TB8930_04112025084409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA PAULO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LIVIA" "autor_email" => "liviapaulopedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }