Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLABORAÇÃO E PROGRESSO: O IMPACTO DO APOIO ENTRE ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa o impacto da colaboração entre alunos no processo de desenvolvimento das competências de leitura e escrita, com base em uma abordagem sociointeracionista fundamentada nas teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky. Partindo da constatação das dificuldades enfrentadas por estudantes, como limitações na compreensão textual, estruturação de ideias, coesão e correção linguística, a pesquisa realizada com os alunos do ensino fundamental menor, assim, propõe a mediação entre pares como estratégia pedagógica transformadora. Em um ambiente de aprendizagem dialógico, afetivo e seguro, estudantes com maior domínio atuaram como tutores de colegas em situação de dificuldade, proporcionando avanços significativos na fluência leitora, organização textual e autonomia crítica. A prática colaborativa, articulada à noção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), demonstrou-se eficaz não apenas no aprimoramento das habilidades linguísticas, mas, também no fortalecimento da autoestima, da empatia e do protagonismo discente. Os resultados evidenciam a necessidade de reconfigurar práticas pedagógicas tradicionais, incorporando metodologias que valorizem a interação, a cooperação e a construção coletiva do saber. Os resultados esperados com a pesquisa com os alunos propõe-se, assim, a institucionalização de espaços curriculares voltados à tutoria entre pares, à formação continuada docente em estratégias colaborativas e à promoção de uma cultura escolar inclusiva, crítica e emancipadora.

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