COLABORAÇÃO E PROGRESSO: O IMPACTO DO APOIO ENTRE ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128632 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8932 "inscrito_id" => 18989 "titulo" => "COLABORAÇÃO E PROGRESSO: O IMPACTO DO APOIO ENTRE ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este artigo analisa o impacto da colaboração entre alunos no processo de desenvolvimento das competências de leitura e escrita, com base em uma abordagem sociointeracionista fundamentada nas teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky. Partindo da constatação das dificuldades enfrentadas por estudantes, como limitações na compreensão textual, estruturação de ideias, coesão e correção linguística, a pesquisa realizada com os alunos do ensino fundamental menor, assim, propõe a mediação entre pares como estratégia pedagógica transformadora. Em um ambiente de aprendizagem dialógico, afetivo e seguro, estudantes com maior domínio atuaram como tutores de colegas em situação de dificuldade, proporcionando avanços significativos na fluência leitora, organização textual e autonomia crítica. A prática colaborativa, articulada à noção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), demonstrou-se eficaz não apenas no aprimoramento das habilidades linguísticas, mas, também no fortalecimento da autoestima, da empatia e do protagonismo discente. Os resultados evidenciam a necessidade de reconfigurar práticas pedagógicas tradicionais, incorporando metodologias que valorizem a interação, a cooperação e a construção coletiva do saber. Os resultados esperados com a pesquisa com os alunos propõe-se, assim, a institucionalização de espaços curriculares voltados à tutoria entre pares, à formação continuada docente em estratégias colaborativas e à promoção de uma cultura escolar inclusiva, crítica e emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18989_TB8932_04112025115633.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIMAR DE SOUSA ALVES" "autor_nome_curto" => "LEILIMAR" "autor_email" => "leilimar78@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128632 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8932 "inscrito_id" => 18989 "titulo" => "COLABORAÇÃO E PROGRESSO: O IMPACTO DO APOIO ENTRE ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este artigo analisa o impacto da colaboração entre alunos no processo de desenvolvimento das competências de leitura e escrita, com base em uma abordagem sociointeracionista fundamentada nas teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky. Partindo da constatação das dificuldades enfrentadas por estudantes, como limitações na compreensão textual, estruturação de ideias, coesão e correção linguística, a pesquisa realizada com os alunos do ensino fundamental menor, assim, propõe a mediação entre pares como estratégia pedagógica transformadora. Em um ambiente de aprendizagem dialógico, afetivo e seguro, estudantes com maior domínio atuaram como tutores de colegas em situação de dificuldade, proporcionando avanços significativos na fluência leitora, organização textual e autonomia crítica. A prática colaborativa, articulada à noção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), demonstrou-se eficaz não apenas no aprimoramento das habilidades linguísticas, mas, também no fortalecimento da autoestima, da empatia e do protagonismo discente. Os resultados evidenciam a necessidade de reconfigurar práticas pedagógicas tradicionais, incorporando metodologias que valorizem a interação, a cooperação e a construção coletiva do saber. Os resultados esperados com a pesquisa com os alunos propõe-se, assim, a institucionalização de espaços curriculares voltados à tutoria entre pares, à formação continuada docente em estratégias colaborativas e à promoção de uma cultura escolar inclusiva, crítica e emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18989_TB8932_04112025115633.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIMAR DE SOUSA ALVES" "autor_nome_curto" => "LEILIMAR" "autor_email" => "leilimar78@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }