Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO NTPPS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENGAJAMENTO JUVENIL EM ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida no Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), com turmas do 2º ano do Ensino Médio em Tempo Integral de uma escola pública estadual cearense, alinhada à temática orientadora proposta pela Seduc/CE para o ano letivo de 2025: educação ambiental, sustentabilidade e emergência climática. A proposta articula os saberes das Ciências Humanas, especialmente da Sociologia, às Ciências da Natureza, como a Biologia, promovendo práticas interdisciplinares voltadas à formação crítica e à ação transformadora. Com base na educação ambiental crítica, abordagem que compreende os problemas ecológicos como expressões de desigualdades sociais, políticas e econômicas (Loureiro, 2004; Carvalho, 2006), os projetos desenvolvidos pelos alunos abordaram temas como racismo ambiental, acesso desigual à água, consumo e degradação ambiental, e valorização dos saberes tradicionais. A metodologia priorizou o protagonismo estudantil, envolvendo a escolha dos temas pelos próprios alunos, elaboração de projetos de pesquisa com base em metodologias ativas, pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória. Como exemplo, destaca-se o mapeamento da presença de áreas verdes no bairro Santa Tereza, realizado por um dos grupos. As propostas resultantes culminaram em intervenções voltadas à comunidade, promovendo o diálogo entre escola e território. A experiência evidencia a escola como espaço de produção de conhecimento situado e de articulação entre juventude, ciência e transformação social. Como resultados, observou-se o fortalecimento do protagonismo juvenil, o engajamento em práticas sustentáveis e o amadurecimento da consciência crítica dos estudantes sobre injustiças ambientais.

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