Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVENDANDO AS BARREIRAS: UM OLHAR SOBRE OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A alfabetização constitui um direito fundamental do ser humano, sendo amplamente destacada pela legislação educacional brasileira como um dos pilares para o desenvolvimento pleno do indivíduo. As competências de leitura e escrita são consideradas indispensáveis para a participação ativa e crítica na vida social, cultural e econômica. Diante desse cenário, observa-se que o processo de alfabetização, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental, é crucial para o percurso educacional das crianças. Contudo, a antecipação de metas e a pressão por resultados imediatos na aprendizagem da leitura e da escrita podem acarretar implicações negativas a longo prazo, comprometendo o desenvolvimento integral do educando. Os transtornos específicos do neurodesenvolvimento relacionados à aprendizagem como disgrafia, disortografia e dislexia exercem impacto significativo no percurso escolar e no desenvolvimento infantil (Monteiro, P S R, 2024). Esses quadros podem ser potencializados por adversidades perinatais, tais como parto prematuro, baixo peso ao nascer e idade gestacional inferior a 30 semanas. Esses fatores representam importantes indicadores de risco para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), elevando a vulnerabilidade neuropsicológica e agravando o desempenho acadêmico e o desenvolvimento cognitivo dessas crianças (Carmo, ALS. Et al, 2020). Métodos: O estudo abordado trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, realizada por meio de um levantamento de literatura onde foram utilizadas fontes Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed da National Library of Medicine, restrito a publicações dos últimos 10 anos, em idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Foi evidenciado que as dificuldades de aprendizagem na alfabetização, quando não identificadas e trabalhadas precocemente, podem gerar impactos profundos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse sentido, o modelo construtivista, centrado no aluno como sujeito ativo da aprendizagem, oferece ferramentas valiosas para criar estratégias preventivas e eficazes.

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