DESVENDANDO AS BARREIRAS: UM OLHAR SOBRE OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128634 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8935 "inscrito_id" => 17877 "titulo" => "DESVENDANDO AS BARREIRAS: UM OLHAR SOBRE OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A alfabetização constitui um direito fundamental do ser humano, sendo amplamente destacada pela legislação educacional brasileira como um dos pilares para o desenvolvimento pleno do indivíduo. As competências de leitura e escrita são consideradas indispensáveis para a participação ativa e crítica na vida social, cultural e econômica. Diante desse cenário, observa-se que o processo de alfabetização, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental, é crucial para o percurso educacional das crianças. Contudo, a antecipação de metas e a pressão por resultados imediatos na aprendizagem da leitura e da escrita podem acarretar implicações negativas a longo prazo, comprometendo o desenvolvimento integral do educando. Os transtornos específicos do neurodesenvolvimento relacionados à aprendizagem como disgrafia, disortografia e dislexia exercem impacto significativo no percurso escolar e no desenvolvimento infantil (Monteiro, P S R, 2024). Esses quadros podem ser potencializados por adversidades perinatais, tais como parto prematuro, baixo peso ao nascer e idade gestacional inferior a 30 semanas. Esses fatores representam importantes indicadores de risco para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), elevando a vulnerabilidade neuropsicológica e agravando o desempenho acadêmico e o desenvolvimento cognitivo dessas crianças (Carmo, ALS. Et al, 2020). Métodos: O estudo abordado trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, realizada por meio de um levantamento de literatura onde foram utilizadas fontes Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed da National Library of Medicine, restrito a publicações dos últimos 10 anos, em idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Foi evidenciado que as dificuldades de aprendizagem na alfabetização, quando não identificadas e trabalhadas precocemente, podem gerar impactos profundos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse sentido, o modelo construtivista, centrado no aluno como sujeito ativo da aprendizagem, oferece ferramentas valiosas para criar estratégias preventivas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17877_TB8935_24102025213159.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CORALY DE ARAÚJO BASTOS TELES" "autor_nome_curto" => "CORALY" "autor_email" => "coralybastos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128634 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8935 "inscrito_id" => 17877 "titulo" => "DESVENDANDO AS BARREIRAS: UM OLHAR SOBRE OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A alfabetização constitui um direito fundamental do ser humano, sendo amplamente destacada pela legislação educacional brasileira como um dos pilares para o desenvolvimento pleno do indivíduo. As competências de leitura e escrita são consideradas indispensáveis para a participação ativa e crítica na vida social, cultural e econômica. Diante desse cenário, observa-se que o processo de alfabetização, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental, é crucial para o percurso educacional das crianças. Contudo, a antecipação de metas e a pressão por resultados imediatos na aprendizagem da leitura e da escrita podem acarretar implicações negativas a longo prazo, comprometendo o desenvolvimento integral do educando. Os transtornos específicos do neurodesenvolvimento relacionados à aprendizagem como disgrafia, disortografia e dislexia exercem impacto significativo no percurso escolar e no desenvolvimento infantil (Monteiro, P S R, 2024). Esses quadros podem ser potencializados por adversidades perinatais, tais como parto prematuro, baixo peso ao nascer e idade gestacional inferior a 30 semanas. Esses fatores representam importantes indicadores de risco para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), elevando a vulnerabilidade neuropsicológica e agravando o desempenho acadêmico e o desenvolvimento cognitivo dessas crianças (Carmo, ALS. Et al, 2020). Métodos: O estudo abordado trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, realizada por meio de um levantamento de literatura onde foram utilizadas fontes Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed da National Library of Medicine, restrito a publicações dos últimos 10 anos, em idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Foi evidenciado que as dificuldades de aprendizagem na alfabetização, quando não identificadas e trabalhadas precocemente, podem gerar impactos profundos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse sentido, o modelo construtivista, centrado no aluno como sujeito ativo da aprendizagem, oferece ferramentas valiosas para criar estratégias preventivas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17877_TB8935_24102025213159.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CORALY DE ARAÚJO BASTOS TELES" "autor_nome_curto" => "CORALY" "autor_email" => "coralybastos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }