ELEIÇÕES MUNICIPAIS E EDUCAÇÃO POLÍTICA NO ESPAÇO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO DAS ELEIÇÕES DE 2024 EM FERREIROS-PE NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128636 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8938 "inscrito_id" => 7072 "titulo" => "ELEIÇÕES MUNICIPAIS E EDUCAÇÃO POLÍTICA NO ESPAÇO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO DAS ELEIÇÕES DE 2024 EM FERREIROS-PE NO ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de examinar o potencial das eleições municipais como ferramenta educativa no ensino de Geografia, ressaltando a importância da Educação Política na formação de cidadãos. A pesquisa se concentra no município de Ferreiros-PE, situado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, que em 2024 passou por eleições consideradas históricas, destacadas pela reeleição do prefeito com a maior votação já registrada e por uma acentuada polarização política. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, fundamentada em entrevistas com os principais candidatos da eleição, análise de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e observação da dinâmica sociopolítica da região. Com base nesses dados, é proposta uma sequência didática que relaciona o conteúdo geográfico, com ênfase no território e no espaço urbano, às discussões sobre cidadania e participação política, integrando o currículo escolar à realidade dos alunos. O referencial teórico utiliza autores como Carlos (1999) e Raffestin (1993), que discutem o espaço como resultado das interações sociais e políticas. A pesquisa conclui que, ao empregar exemplos concretos e relevantes para a vida dos estudantes, como o processo eleitoral local, é viável promover o pensamento crítico, a compreensão do espaço geográfico e o envolvimento dos jovens na formação de uma sociedade democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7072_TB8938_30102025133307.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIZE MARIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANIZE" "autor_email" => "vanizemariagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128636 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8938 "inscrito_id" => 7072 "titulo" => "ELEIÇÕES MUNICIPAIS E EDUCAÇÃO POLÍTICA NO ESPAÇO LOCAL: UM ESTUDO DE CASO DAS ELEIÇÕES DE 2024 EM FERREIROS-PE NO ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de examinar o potencial das eleições municipais como ferramenta educativa no ensino de Geografia, ressaltando a importância da Educação Política na formação de cidadãos. A pesquisa se concentra no município de Ferreiros-PE, situado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, que em 2024 passou por eleições consideradas históricas, destacadas pela reeleição do prefeito com a maior votação já registrada e por uma acentuada polarização política. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, fundamentada em entrevistas com os principais candidatos da eleição, análise de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e observação da dinâmica sociopolítica da região. Com base nesses dados, é proposta uma sequência didática que relaciona o conteúdo geográfico, com ênfase no território e no espaço urbano, às discussões sobre cidadania e participação política, integrando o currículo escolar à realidade dos alunos. O referencial teórico utiliza autores como Carlos (1999) e Raffestin (1993), que discutem o espaço como resultado das interações sociais e políticas. A pesquisa conclui que, ao empregar exemplos concretos e relevantes para a vida dos estudantes, como o processo eleitoral local, é viável promover o pensamento crítico, a compreensão do espaço geográfico e o envolvimento dos jovens na formação de uma sociedade democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7072_TB8938_30102025133307.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIZE MARIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANIZE" "autor_email" => "vanizemariagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }