Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LEITURA (DE LITERATURA) E FORMAÇÃO DE LEITORES (LITERÁRIOS) NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS NO BRASIL: QUAIS (IN)SUCESSOS DOS PERCURSOS PERCORRIDOS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128640
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8946
    "inscrito_id" => 19124
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA (DE LITERATURA) E FORMAÇÃO DE LEITORES (LITERÁRIOS) NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS NO BRASIL: QUAIS (IN)SUCESSOS DOS PERCURSOS PERCORRIDOS?"
    "resumo" => "Os resultados da 6ª edição (2024) de Retratos de Leitura no Brasil revelam que, nos últimos dezessete anos (2007-2024), o número de não leitores é superior à dos leitores. Portanto, neste artigo de abordagem qualitativa, que tem por tema pesquisas relacionadas à leitura (de literatura) produzidas nos programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada ou Letras, objetivamos apresentar o estado da arte de pesquisas sobre ensino de leitura (de literatura) e formação de leitores (literários) desenvolvidas entre 2013 e 2023 em programas de Pós-graduação em Linguística ou Letras de uma instituição pública paulista, com foco na formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e línguas estrangeiras. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental de carácter descritiva e interpretativista constatou-se que há poucas pesquisas sobre o ensino (de literatura) e formação de leitores (literários) nos cursos de letras do programa analisado. A formação de leitores literários não é tratada como prioridade nem como questão de interesse relevante. Os resultados da pesquisa analisada revelam tensões entre as concepções de literatura e de ensino de literatura dos docentes e aquelas inscritas nos currículos (PPPC - Projeto(s) Político-Pedagógico(s) de Curso(s)), bem como as lacunas da formação em literatura relatadas pelos discentes. À vista disso, sugere-se que os programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada ou em Letras ampliem pesquisas sobre o ensino de leitura (de literatura) e formação de leitores (literários) nos cursos de formação de professores e busquem responder, entre tantas, as seguintes questões: quais métodos de ensino de leitura de literatura e formação de leitores literários são abordados nos programas universitários de formação de professores de Letras e, quais políticas públicas de leitura (de literatura) são implementadas pelos governos municipais, estaduais e Federal?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19124_TB8946_10112025140341.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FERNANDES CASTIGO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CASTIGO"
    "autor_email" => "jfcastigo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128640
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8946
    "inscrito_id" => 19124
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA (DE LITERATURA) E FORMAÇÃO DE LEITORES (LITERÁRIOS) NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS NO BRASIL: QUAIS (IN)SUCESSOS DOS PERCURSOS PERCORRIDOS?"
    "resumo" => "Os resultados da 6ª edição (2024) de Retratos de Leitura no Brasil revelam que, nos últimos dezessete anos (2007-2024), o número de não leitores é superior à dos leitores. Portanto, neste artigo de abordagem qualitativa, que tem por tema pesquisas relacionadas à leitura (de literatura) produzidas nos programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada ou Letras, objetivamos apresentar o estado da arte de pesquisas sobre ensino de leitura (de literatura) e formação de leitores (literários) desenvolvidas entre 2013 e 2023 em programas de Pós-graduação em Linguística ou Letras de uma instituição pública paulista, com foco na formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e línguas estrangeiras. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental de carácter descritiva e interpretativista constatou-se que há poucas pesquisas sobre o ensino (de literatura) e formação de leitores (literários) nos cursos de letras do programa analisado. A formação de leitores literários não é tratada como prioridade nem como questão de interesse relevante. Os resultados da pesquisa analisada revelam tensões entre as concepções de literatura e de ensino de literatura dos docentes e aquelas inscritas nos currículos (PPPC - Projeto(s) Político-Pedagógico(s) de Curso(s)), bem como as lacunas da formação em literatura relatadas pelos discentes. À vista disso, sugere-se que os programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada ou em Letras ampliem pesquisas sobre o ensino de leitura (de literatura) e formação de leitores (literários) nos cursos de formação de professores e busquem responder, entre tantas, as seguintes questões: quais métodos de ensino de leitura de literatura e formação de leitores literários são abordados nos programas universitários de formação de professores de Letras e, quais políticas públicas de leitura (de literatura) são implementadas pelos governos municipais, estaduais e Federal?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19124_TB8946_10112025140341.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FERNANDES CASTIGO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CASTIGO"
    "autor_email" => "jfcastigo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os resultados da 6ª edição (2024) de Retratos de Leitura no Brasil revelam que, nos últimos dezessete anos (2007-2024), o número de não leitores é superior à dos leitores. Portanto, neste artigo de abordagem qualitativa, que tem por tema pesquisas relacionadas à leitura (de literatura) produzidas nos programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada ou Letras, objetivamos apresentar o estado da arte de pesquisas sobre ensino de leitura (de literatura) e formação de leitores (literários) desenvolvidas entre 2013 e 2023 em programas de Pós-graduação em Linguística ou Letras de uma instituição pública paulista, com foco na formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e línguas estrangeiras. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental de carácter descritiva e interpretativista constatou-se que há poucas pesquisas sobre o ensino (de literatura) e formação de leitores (literários) nos cursos de letras do programa analisado. A formação de leitores literários não é tratada como prioridade nem como questão de interesse relevante. Os resultados da pesquisa analisada revelam tensões entre as concepções de literatura e de ensino de literatura dos docentes e aquelas inscritas nos currículos (PPPC - Projeto(s) Político-Pedagógico(s) de Curso(s)), bem como as lacunas da formação em literatura relatadas pelos discentes. À vista disso, sugere-se que os programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada ou em Letras ampliem pesquisas sobre o ensino de leitura (de literatura) e formação de leitores (literários) nos cursos de formação de professores e busquem responder, entre tantas, as seguintes questões: quais métodos de ensino de leitura de literatura e formação de leitores literários são abordados nos programas universitários de formação de professores de Letras e, quais políticas públicas de leitura (de literatura) são implementadas pelos governos municipais, estaduais e Federal?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.