A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA A METODOLOGIA ATIVA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS
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A pesquisa adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, utilizando como procedimentos também revisão bibliográfica e a análise documental. Foram consultados artigos científicos, teses, dissertações e documentos oficiais relacionados à formação de professores, educação emocional e metodologias pedagógicas. Fundamenta-se teoricamente em autores como Campos (2013), Alves (2019), Bowlby (2023), Cury (2022) e Vygotsky (2007), os quais abordam a importância da autonomia crítica, dos vínculos afetivos e da gestão emocional no processo educativo. Os resultados indicam que a integração da educação emocional com metodologias ativas favorece uma aprendizagem centrada no aluno, promovendo a autonomia, a reflexão e o engajamento. As práticas integrativas, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e convivência. Conclui-se que os professores emocionalmente preparados impactam positivamente o ambiente escolar, servindo de modelo aos estudantes. Além disso, a educação emocional, quando incorporada sistematicamente à formação docente, constitui um elemento essencial para práticas pedagógicas humanizadas, contribuindo para a qualidade do ensino e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo." 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