Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA A METODOLOGIA ATIVA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128642
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8948
    "inscrito_id" => 18697
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA A METODOLOGIA ATIVA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS"
    "resumo" => "Este estudo analisa a relevância da educação emocional na formação docente, explorando sua relação com metodologias ativas e práticas integrativas no contexto educacional contemporâneo. A educação emocional é compreendida como um processo que visa desenvolver a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções, contribuindo para o equilíbrio pessoal e profissional dos educadores. A pesquisa adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, utilizando como procedimentos também revisão bibliográfica e a análise documental. Foram consultados artigos científicos, teses, dissertações e documentos oficiais relacionados à formação de professores, educação emocional e metodologias pedagógicas. Fundamenta-se teoricamente em autores como Campos (2013), Alves (2019), Bowlby (2023), Cury (2022) e Vygotsky (2007), os quais abordam a importância da autonomia crítica, dos vínculos afetivos e da gestão emocional no processo educativo. Os resultados indicam que a integração da educação emocional com metodologias ativas favorece uma aprendizagem centrada no aluno, promovendo a autonomia, a reflexão e o engajamento. As práticas integrativas, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e convivência. Conclui-se que os professores emocionalmente preparados impactam positivamente o ambiente escolar, servindo de modelo aos estudantes. Além disso, a educação emocional, quando incorporada sistematicamente à formação docente, constitui um elemento essencial para práticas pedagógicas humanizadas, contribuindo para a qualidade do ensino e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18697_TB8948_31102025173957.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVETH DE SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVETH"
    "autor_email" => "ivethsousa69@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128642
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8948
    "inscrito_id" => 18697
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA A METODOLOGIA ATIVA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS"
    "resumo" => "Este estudo analisa a relevância da educação emocional na formação docente, explorando sua relação com metodologias ativas e práticas integrativas no contexto educacional contemporâneo. A educação emocional é compreendida como um processo que visa desenvolver a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções, contribuindo para o equilíbrio pessoal e profissional dos educadores. A pesquisa adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, utilizando como procedimentos também revisão bibliográfica e a análise documental. Foram consultados artigos científicos, teses, dissertações e documentos oficiais relacionados à formação de professores, educação emocional e metodologias pedagógicas. Fundamenta-se teoricamente em autores como Campos (2013), Alves (2019), Bowlby (2023), Cury (2022) e Vygotsky (2007), os quais abordam a importância da autonomia crítica, dos vínculos afetivos e da gestão emocional no processo educativo. Os resultados indicam que a integração da educação emocional com metodologias ativas favorece uma aprendizagem centrada no aluno, promovendo a autonomia, a reflexão e o engajamento. As práticas integrativas, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e convivência. Conclui-se que os professores emocionalmente preparados impactam positivamente o ambiente escolar, servindo de modelo aos estudantes. Além disso, a educação emocional, quando incorporada sistematicamente à formação docente, constitui um elemento essencial para práticas pedagógicas humanizadas, contribuindo para a qualidade do ensino e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18697_TB8948_31102025173957.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVETH DE SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVETH"
    "autor_email" => "ivethsousa69@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa a relevância da educação emocional na formação docente, explorando sua relação com metodologias ativas e práticas integrativas no contexto educacional contemporâneo. A educação emocional é compreendida como um processo que visa desenvolver a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções, contribuindo para o equilíbrio pessoal e profissional dos educadores. A pesquisa adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, utilizando como procedimentos também revisão bibliográfica e a análise documental. Foram consultados artigos científicos, teses, dissertações e documentos oficiais relacionados à formação de professores, educação emocional e metodologias pedagógicas. Fundamenta-se teoricamente em autores como Campos (2013), Alves (2019), Bowlby (2023), Cury (2022) e Vygotsky (2007), os quais abordam a importância da autonomia crítica, dos vínculos afetivos e da gestão emocional no processo educativo. Os resultados indicam que a integração da educação emocional com metodologias ativas favorece uma aprendizagem centrada no aluno, promovendo a autonomia, a reflexão e o engajamento. As práticas integrativas, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e convivência. Conclui-se que os professores emocionalmente preparados impactam positivamente o ambiente escolar, servindo de modelo aos estudantes. Além disso, a educação emocional, quando incorporada sistematicamente à formação docente, constitui um elemento essencial para práticas pedagógicas humanizadas, contribuindo para a qualidade do ensino e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.