Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL — CEF 102 NORTE: UMA EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO NO SENTIDO FORMATIVO NA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar como a inovação é compreendida e praticada em uma escola pública de Ensino Fundamental considerada inovadora no Distrito Federal - o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, segundo reportagem do Correio Braziliense publicada em 21/04/2024. Em um contexto educacional contemporâneo marcado pela lógica da eficiência e do desempenho, que tende a individualizar os sujeitos e fomentar a competição, princípios formativos e valores humanos vêm sendo progressivamente esvaziados e subordinados a uma racionalidade tecnicista (Nussbaum, 2015; Ruano-Borbalan, 2024; Charlot, 2020). Diante desse cenário, o estudo adota uma perspectiva humanista de inovação, compreendendo-a em seu sentido formativo, em contraposição às narrativas empresariais hegemônicas. Parte-se também do entendimento da inovação como metamorfose, um processo que não elimina a tradição, mas a ressignifica (Nóvoa, 2023). A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem hermenêutica, fundamentada em pesquisa de campo e documental. Os procedimentos metodológicos adotados foram: observação participante, entrevistas semiestruturadas, análise documental e aplicação de questionário. O trabalho contextualiza a proposta de inovação no CEF 102 Norte, com base nos elementos que sustentam sua caracterização como escola inovadora; analisa o projeto norteador #102Inova, discutindo suas concepções, estratégias e práticas no cotidiano escolar e por fim, aborda as tensões e desafios enfrentados na implementação da proposta. Trata-se de uma prática pedagógica baseada na cooperação e no diálogo, com forte participação da gestão, que se coloca como inspiração para outras instituições escolares.

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