Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO POLÍTICA E INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS LEGISLATIVAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CALMON

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128652
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8991
    "inscrito_id" => 19412
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POLÍTICA E INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS LEGISLATIVAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CALMON"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o projeto "Juventude Propositiva: Projetos Legislativos Estudantis para uma Calmon Sustentável", resultado do 1º Seminário de Educação Política realizado em 2025 pela Escola de Educação Básica Calmon. Com um objetivo pedagógico central de engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um exercício prático de cidadania e participação democrática, este estudo demonstra a interseção da Sociologia na compreensão das dinâmicas sociais com a aplicação prática da Administração Pública. A metodologia adotada foi fundamentalmente colaborativa e propositiva, incentivando os estudantes a identificar problemas e necessidades em sua comunidade, pesquisar soluções embasadas e, inspirados por referenciais que veem a educação como um processo cultural ativo, como defendido por Paulo Freire, debater ideias e formular projetos de lei concretos. Essa iniciativa constitui um exemplo claro de gestão do conhecimento aplicada à esfera pública, onde a análise crítica da realidade e a troca de saberes são transformadas em propostas tangíveis para o desenvolvimento local e aprimoramento da governança. Os principais resultados esperados incluem a promoção efetiva da cidadania ativa entre os jovens, a melhoria substancial da qualidade de vida dos munícipes em diversas áreas — abrangendo educação, inclusão social, meio ambiente, economia, saúde e cultura — e o fortalecimento de um diálogo construtivo entre a comunidade escolar e o poder público. O projeto reitera o potencial transformador da juventude na edificação de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, posicionando-se como uma contribuição relevante para o campo das políticas públicas de educação e o avanço da participação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19412_TB8991_21102025101411.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA GOES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA GOES"
    "autor_email" => "flavinha1950historia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128652
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8991
    "inscrito_id" => 19412
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POLÍTICA E INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS LEGISLATIVAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CALMON"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o projeto "Juventude Propositiva: Projetos Legislativos Estudantis para uma Calmon Sustentável", resultado do 1º Seminário de Educação Política realizado em 2025 pela Escola de Educação Básica Calmon. Com um objetivo pedagógico central de engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um exercício prático de cidadania e participação democrática, este estudo demonstra a interseção da Sociologia na compreensão das dinâmicas sociais com a aplicação prática da Administração Pública. A metodologia adotada foi fundamentalmente colaborativa e propositiva, incentivando os estudantes a identificar problemas e necessidades em sua comunidade, pesquisar soluções embasadas e, inspirados por referenciais que veem a educação como um processo cultural ativo, como defendido por Paulo Freire, debater ideias e formular projetos de lei concretos. Essa iniciativa constitui um exemplo claro de gestão do conhecimento aplicada à esfera pública, onde a análise crítica da realidade e a troca de saberes são transformadas em propostas tangíveis para o desenvolvimento local e aprimoramento da governança. Os principais resultados esperados incluem a promoção efetiva da cidadania ativa entre os jovens, a melhoria substancial da qualidade de vida dos munícipes em diversas áreas — abrangendo educação, inclusão social, meio ambiente, economia, saúde e cultura — e o fortalecimento de um diálogo construtivo entre a comunidade escolar e o poder público. O projeto reitera o potencial transformador da juventude na edificação de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, posicionando-se como uma contribuição relevante para o campo das políticas públicas de educação e o avanço da participação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19412_TB8991_21102025101411.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA GOES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA GOES"
    "autor_email" => "flavinha1950historia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto "Juventude Propositiva: Projetos Legislativos Estudantis para uma Calmon Sustentável", resultado do 1º Seminário de Educação Política realizado em 2025 pela Escola de Educação Básica Calmon. Com um objetivo pedagógico central de engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um exercício prático de cidadania e participação democrática, este estudo demonstra a interseção da Sociologia na compreensão das dinâmicas sociais com a aplicação prática da Administração Pública. A metodologia adotada foi fundamentalmente colaborativa e propositiva, incentivando os estudantes a identificar problemas e necessidades em sua comunidade, pesquisar soluções embasadas e, inspirados por referenciais que veem a educação como um processo cultural ativo, como defendido por Paulo Freire, debater ideias e formular projetos de lei concretos. Essa iniciativa constitui um exemplo claro de gestão do conhecimento aplicada à esfera pública, onde a análise crítica da realidade e a troca de saberes são transformadas em propostas tangíveis para o desenvolvimento local e aprimoramento da governança. Os principais resultados esperados incluem a promoção efetiva da cidadania ativa entre os jovens, a melhoria substancial da qualidade de vida dos munícipes em diversas áreas — abrangendo educação, inclusão social, meio ambiente, economia, saúde e cultura — e o fortalecimento de um diálogo construtivo entre a comunidade escolar e o poder público. O projeto reitera o potencial transformador da juventude na edificação de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, posicionando-se como uma contribuição relevante para o campo das políticas públicas de educação e o avanço da participação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.