ATIVIDADES PSICOMOTORAS E DESEMPENHO COGNITIVO EM ESCOLARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128654 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8997 "inscrito_id" => 18547 "titulo" => "ATIVIDADES PSICOMOTORAS E DESEMPENHO COGNITIVO EM ESCOLARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." "resumo" => "Introdução: A psicomotricidade tem como objeto de estudo a relação entre o psiquismo e a motricidade corporal, em que os sentimentos e emoções do indivíduo estão envolvidos. Já a cognição atua como um processo de assimilação de informações que envolve algumas funções específicas, sendo as funções executivas uma das principais. O objetivo foi identificar as evidências científicas disponíveis sobre as relações entre atividades psicomotoras e o desempenho das funções executivas em escolares. Método: O presente estudo foi realizado em abordagem qualitativa e é composto por uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados: PubMed, Scielo e Science Direct. Resultados e discussões: Foram identificados 16.644 artigos relacionados à temática, desses, apenas 7 se enquadraram nos critérios de seleção. Após análise, foi identificado conexão entre práticas psicomotoras e habilidades executivas em escolares. Conclusão: “Pode-se concluir que há evidências de uma relação significativa entre a realização de atividades psicomotoras e o desempenho cognitivo de crianças e adolescentes em idade escolar. Essas relações demonstram-se benéficas ao promoverem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, contribuindo de forma positiva para o processo de aprendizagem e para o aprimoramento das funções executivas. Faz-se necessária a realização de novos estudos que utilizem instrumentos e intervenções específicas da psicomotricidade, voltados à investigação de suas relações com as funções executivas e cognitivas em crianças e adolescentes em idade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18547_TB8997_11112025161923.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IAGO DE SANTANA PERRUSI" "autor_nome_curto" => "IAGO" "autor_email" => "iagosantperrusi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128654 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8997 "inscrito_id" => 18547 "titulo" => "ATIVIDADES PSICOMOTORAS E DESEMPENHO COGNITIVO EM ESCOLARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." "resumo" => "Introdução: A psicomotricidade tem como objeto de estudo a relação entre o psiquismo e a motricidade corporal, em que os sentimentos e emoções do indivíduo estão envolvidos. Já a cognição atua como um processo de assimilação de informações que envolve algumas funções específicas, sendo as funções executivas uma das principais. O objetivo foi identificar as evidências científicas disponíveis sobre as relações entre atividades psicomotoras e o desempenho das funções executivas em escolares. Método: O presente estudo foi realizado em abordagem qualitativa e é composto por uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados: PubMed, Scielo e Science Direct. Resultados e discussões: Foram identificados 16.644 artigos relacionados à temática, desses, apenas 7 se enquadraram nos critérios de seleção. Após análise, foi identificado conexão entre práticas psicomotoras e habilidades executivas em escolares. Conclusão: “Pode-se concluir que há evidências de uma relação significativa entre a realização de atividades psicomotoras e o desempenho cognitivo de crianças e adolescentes em idade escolar. Essas relações demonstram-se benéficas ao promoverem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, contribuindo de forma positiva para o processo de aprendizagem e para o aprimoramento das funções executivas. Faz-se necessária a realização de novos estudos que utilizem instrumentos e intervenções específicas da psicomotricidade, voltados à investigação de suas relações com as funções executivas e cognitivas em crianças e adolescentes em idade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18547_TB8997_11112025161923.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IAGO DE SANTANA PERRUSI" "autor_nome_curto" => "IAGO" "autor_email" => "iagosantperrusi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }