DESENHO ANIMADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: A MÍDIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128657 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9006 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "DESENHO ANIMADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: A MÍDIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "O ensino da álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, especialmente no que se refere à transição do pensamento aritmético para a compreensão de representações simbólicas, variáveis e generalizações. Muitos estudantes demonstram dificuldades em atribuir sentido à linguagem algébrica, o que impacta negativamente sua motivação e desempenho. Nesse cenário, o uso de recursos didáticos alternativos, como mídias digitais de caráter lúdico, pode contribuir para ressignificar o ensino de conteúdos abstratos. Este artigo propõe uma análise do episódio “Find Those Gleamers!”, da série Cyberchase, produzida pela PBS Kids, a fim de investigar de que maneira elementos do pensamento algébrico são mobilizados ao longo da narrativa e como podem ser explorados pedagogicamente no ambiente escolar. A pesquisa é de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, baseada na análise de conteúdo do episódio, a partir de categorias da Educação Matemática: representação simbólica, modelagem e pensamento generalizante. Os resultados apontam que o enredo, ao apresentar uma situação-problema envolvendo a contagem de unidades fictícias de energia, oferece oportunidades para a construção intuitiva de conceitos algébricos, favorecendo o raciocínio lógico, a abstração e a visualização de relações matemáticas. Além disso, destaca-se o papel essencial da mediação docente na transposição dessas experiências narrativas para o campo formal da linguagem matemática. Sob uma perspectiva pedagógica mais ampla, a utilização de mídias lúdicas como ferramenta didática requer intencionalidade, planejamento e sensibilidade às dimensões cognitivas, culturais e afetivas dos estudantes. A aproximação entre linguagem audiovisual e saberes escolares fortalece práticas interdisciplinares, valoriza diferentes formas de expressão e amplia as possibilidades de aprendizagem. Conclui-se que o uso de desenhos animados educativos pode se constituir como estratégia eficaz para o desenvolvimento do pensamento algébrico e para a promoção de uma educação mais significativa, crítica e conectada ao universo infantojuvenil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID300_TB9006_25102025145719.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucassilvaschwarzbach@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128657 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9006 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "DESENHO ANIMADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: A MÍDIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "O ensino da álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, especialmente no que se refere à transição do pensamento aritmético para a compreensão de representações simbólicas, variáveis e generalizações. Muitos estudantes demonstram dificuldades em atribuir sentido à linguagem algébrica, o que impacta negativamente sua motivação e desempenho. Nesse cenário, o uso de recursos didáticos alternativos, como mídias digitais de caráter lúdico, pode contribuir para ressignificar o ensino de conteúdos abstratos. Este artigo propõe uma análise do episódio “Find Those Gleamers!”, da série Cyberchase, produzida pela PBS Kids, a fim de investigar de que maneira elementos do pensamento algébrico são mobilizados ao longo da narrativa e como podem ser explorados pedagogicamente no ambiente escolar. A pesquisa é de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, baseada na análise de conteúdo do episódio, a partir de categorias da Educação Matemática: representação simbólica, modelagem e pensamento generalizante. Os resultados apontam que o enredo, ao apresentar uma situação-problema envolvendo a contagem de unidades fictícias de energia, oferece oportunidades para a construção intuitiva de conceitos algébricos, favorecendo o raciocínio lógico, a abstração e a visualização de relações matemáticas. Além disso, destaca-se o papel essencial da mediação docente na transposição dessas experiências narrativas para o campo formal da linguagem matemática. Sob uma perspectiva pedagógica mais ampla, a utilização de mídias lúdicas como ferramenta didática requer intencionalidade, planejamento e sensibilidade às dimensões cognitivas, culturais e afetivas dos estudantes. A aproximação entre linguagem audiovisual e saberes escolares fortalece práticas interdisciplinares, valoriza diferentes formas de expressão e amplia as possibilidades de aprendizagem. Conclui-se que o uso de desenhos animados educativos pode se constituir como estratégia eficaz para o desenvolvimento do pensamento algébrico e para a promoção de uma educação mais significativa, crítica e conectada ao universo infantojuvenil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID300_TB9006_25102025145719.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucassilvaschwarzbach@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }