O USO DA LINGUAGEM VISUAL PARA O ESTÍMULO À CRITICIDADE DOS ESTUDANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS - PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128672 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9048 "inscrito_id" => 19766 "titulo" => "O USO DA LINGUAGEM VISUAL PARA O ESTÍMULO À CRITICIDADE DOS ESTUDANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS - PB" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar o uso da linguagem visual como ferramenta didático-pedagógica para estimular a criticidade dos estudantes em sala de aula, a partir de um relato de experiência realizado no ensino fundamental anos finais. A proposta foi desenvolvida com alunos da disciplina de Geografia, por meio de uma aula teórico-prática que envolveu a leitura crítica de fotografias de espaços urbanos e rurais, popularmente conhecidos, do município de Cajazeiras, localizada no sertão do Estado da Paraíba. A atividade foi estruturada a partir da utilização da linguagem fotográfica, durante a vigência do componente curricular de Prática de Ensino em Geografia Humana, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, e interpretada sob uma abordagem qualitativa. A leitura das fotografias proporcionou aos estudantes a oportunidade de observar, refletir e discutir criticamente os elementos visíveis e invisíveis das paisagens abordadas, como edificações, usos do solo, aspectos sociais, entre outros. As principais bases teóricas que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Callai (1998) e Castellar (2011). Ao desenvolver a leitura crítica das fotografias, os alunos puderam identificar contrastes geográficos, que frequentemente passam despercebidos, ampliando sua percepção espacial. A proposta contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, ao integrar as diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem, especialmente a linguagem visual, por meio das imagens fotográficas, que se mostrou eficaz na construção de conhecimentos geográficos. Os resultados apontaram que o uso de fotografias como recurso pedagógico promoveu o engajamento dos estudantes, despertando o interesse, possibilitando uma abordagem crítica e reflexiva. Conclui-se, que a inserção de recursos visuais na prática docente, quando utilizados de forma contextualizada e significativa, potencializa a aprendizagem e contribui para a formação de sujeitos críticos e reflexivos, especialmente no campo da Geografia escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19766_TB9048_30102025232958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO HENRIQUE PRUDÊNCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Henrique Prudên" "autor_email" => "cicerohenriquehps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128672 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9048 "inscrito_id" => 19766 "titulo" => "O USO DA LINGUAGEM VISUAL PARA O ESTÍMULO À CRITICIDADE DOS ESTUDANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS - PB" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar o uso da linguagem visual como ferramenta didático-pedagógica para estimular a criticidade dos estudantes em sala de aula, a partir de um relato de experiência realizado no ensino fundamental anos finais. A proposta foi desenvolvida com alunos da disciplina de Geografia, por meio de uma aula teórico-prática que envolveu a leitura crítica de fotografias de espaços urbanos e rurais, popularmente conhecidos, do município de Cajazeiras, localizada no sertão do Estado da Paraíba. A atividade foi estruturada a partir da utilização da linguagem fotográfica, durante a vigência do componente curricular de Prática de Ensino em Geografia Humana, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, e interpretada sob uma abordagem qualitativa. A leitura das fotografias proporcionou aos estudantes a oportunidade de observar, refletir e discutir criticamente os elementos visíveis e invisíveis das paisagens abordadas, como edificações, usos do solo, aspectos sociais, entre outros. As principais bases teóricas que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Callai (1998) e Castellar (2011). Ao desenvolver a leitura crítica das fotografias, os alunos puderam identificar contrastes geográficos, que frequentemente passam despercebidos, ampliando sua percepção espacial. A proposta contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, ao integrar as diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem, especialmente a linguagem visual, por meio das imagens fotográficas, que se mostrou eficaz na construção de conhecimentos geográficos. Os resultados apontaram que o uso de fotografias como recurso pedagógico promoveu o engajamento dos estudantes, despertando o interesse, possibilitando uma abordagem crítica e reflexiva. Conclui-se, que a inserção de recursos visuais na prática docente, quando utilizados de forma contextualizada e significativa, potencializa a aprendizagem e contribui para a formação de sujeitos críticos e reflexivos, especialmente no campo da Geografia escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19766_TB9048_30102025232958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO HENRIQUE PRUDÊNCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Henrique Prudên" "autor_email" => "cicerohenriquehps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }