Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGRAFIA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128673
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9049
    "inscrito_id" => 19256
    "titulo" => "GEOGRAFIA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA"
    "resumo" => "A compreensão do espaço na Geografia escolar se constitui da conexão com as vivências dos sujeitos. Nesse contexto, ressalta-se a dimensão didático-pedagógica da Geografia por intermédio do ensino por investigação, um modo de fazer pesquisa, como possibilidade de entendimento da realidade espacial, saindo do abstrato para o concreto integrando teoria e prática. Nesse viés, esse estudo teve como propósito abordar a oficina pedagógica como forma de compreender o espaço geográfico vivido a partir do ensino por investigação, destacando a importância da pesquisa na Educação Básica. Os procedimentos metodológicos constituíram-se de uma revisão bibliográfica dos autores Morais (2022), Morais (2025) e Sproken-Smith (2008) sobre as possibilidades de ensino mediante a investigação, sobretudo na Geografia, além de Barbosa et al. (2013), Vieira e Volquind (2002), com estudos sobre oficinas pedagógicas, e Demo (2021) com a pesquisa na Educação Básica; bem como a realização de uma oficina pedagógica intitulada “A poluição como um dos principais problemas ambientais no espaço urbano de Cajazeiras-PB” realizada com uma turma de uma escola pública da Educação Básica, em Cajazeiras-PB. Com a mediação da oficina pedagógica, foi possível perceber que o planejamento é essencial para a realização das aulas de Geografia, sobretudo para a realização da oficina, e esse processo tornou as abordagens geográficas mais interessantes, levando os sujeitos ao protagonismo e trabalho em conjunto, os motivando a entender a necessidade de estudar o seu cotidiano, colocando em prática os conteúdos estudados. Ainda permitiu aos alunos investigar uma realidade presente no espaço que estão inseridos, possibilitando-os a refletir possíveis soluções para as problemáticas encontradas, o que culminou na produção de um produto final. Através deste estudo, compreendemos as oficinas pedagógicas como importantes nas aulas de Geografia para a investigação do espaço de vivência dos sujeitos, destacando a necessidade de integrar a pesquisa na Educação Básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19256_TB9049_30102025225649.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICAELY FIRMINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICAELY"
    "autor_email" => "firminomicaely@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128673
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9049
    "inscrito_id" => 19256
    "titulo" => "GEOGRAFIA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA"
    "resumo" => "A compreensão do espaço na Geografia escolar se constitui da conexão com as vivências dos sujeitos. Nesse contexto, ressalta-se a dimensão didático-pedagógica da Geografia por intermédio do ensino por investigação, um modo de fazer pesquisa, como possibilidade de entendimento da realidade espacial, saindo do abstrato para o concreto integrando teoria e prática. Nesse viés, esse estudo teve como propósito abordar a oficina pedagógica como forma de compreender o espaço geográfico vivido a partir do ensino por investigação, destacando a importância da pesquisa na Educação Básica. Os procedimentos metodológicos constituíram-se de uma revisão bibliográfica dos autores Morais (2022), Morais (2025) e Sproken-Smith (2008) sobre as possibilidades de ensino mediante a investigação, sobretudo na Geografia, além de Barbosa et al. (2013), Vieira e Volquind (2002), com estudos sobre oficinas pedagógicas, e Demo (2021) com a pesquisa na Educação Básica; bem como a realização de uma oficina pedagógica intitulada “A poluição como um dos principais problemas ambientais no espaço urbano de Cajazeiras-PB” realizada com uma turma de uma escola pública da Educação Básica, em Cajazeiras-PB. Com a mediação da oficina pedagógica, foi possível perceber que o planejamento é essencial para a realização das aulas de Geografia, sobretudo para a realização da oficina, e esse processo tornou as abordagens geográficas mais interessantes, levando os sujeitos ao protagonismo e trabalho em conjunto, os motivando a entender a necessidade de estudar o seu cotidiano, colocando em prática os conteúdos estudados. Ainda permitiu aos alunos investigar uma realidade presente no espaço que estão inseridos, possibilitando-os a refletir possíveis soluções para as problemáticas encontradas, o que culminou na produção de um produto final. Através deste estudo, compreendemos as oficinas pedagógicas como importantes nas aulas de Geografia para a investigação do espaço de vivência dos sujeitos, destacando a necessidade de integrar a pesquisa na Educação Básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19256_TB9049_30102025225649.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICAELY FIRMINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICAELY"
    "autor_email" => "firminomicaely@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A compreensão do espaço na Geografia escolar se constitui da conexão com as vivências dos sujeitos. Nesse contexto, ressalta-se a dimensão didático-pedagógica da Geografia por intermédio do ensino por investigação, um modo de fazer pesquisa, como possibilidade de entendimento da realidade espacial, saindo do abstrato para o concreto integrando teoria e prática. Nesse viés, esse estudo teve como propósito abordar a oficina pedagógica como forma de compreender o espaço geográfico vivido a partir do ensino por investigação, destacando a importância da pesquisa na Educação Básica. Os procedimentos metodológicos constituíram-se de uma revisão bibliográfica dos autores Morais (2022), Morais (2025) e Sproken-Smith (2008) sobre as possibilidades de ensino mediante a investigação, sobretudo na Geografia, além de Barbosa et al. (2013), Vieira e Volquind (2002), com estudos sobre oficinas pedagógicas, e Demo (2021) com a pesquisa na Educação Básica; bem como a realização de uma oficina pedagógica intitulada “A poluição como um dos principais problemas ambientais no espaço urbano de Cajazeiras-PB” realizada com uma turma de uma escola pública da Educação Básica, em Cajazeiras-PB. Com a mediação da oficina pedagógica, foi possível perceber que o planejamento é essencial para a realização das aulas de Geografia, sobretudo para a realização da oficina, e esse processo tornou as abordagens geográficas mais interessantes, levando os sujeitos ao protagonismo e trabalho em conjunto, os motivando a entender a necessidade de estudar o seu cotidiano, colocando em prática os conteúdos estudados. Ainda permitiu aos alunos investigar uma realidade presente no espaço que estão inseridos, possibilitando-os a refletir possíveis soluções para as problemáticas encontradas, o que culminou na produção de um produto final. Através deste estudo, compreendemos as oficinas pedagógicas como importantes nas aulas de Geografia para a investigação do espaço de vivência dos sujeitos, destacando a necessidade de integrar a pesquisa na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.