GEOGRAFIA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128673 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9049 "inscrito_id" => 19256 "titulo" => "GEOGRAFIA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => "A compreensão do espaço na Geografia escolar se constitui da conexão com as vivências dos sujeitos. Nesse contexto, ressalta-se a dimensão didático-pedagógica da Geografia por intermédio do ensino por investigação, um modo de fazer pesquisa, como possibilidade de entendimento da realidade espacial, saindo do abstrato para o concreto integrando teoria e prática. Nesse viés, esse estudo teve como propósito abordar a oficina pedagógica como forma de compreender o espaço geográfico vivido a partir do ensino por investigação, destacando a importância da pesquisa na Educação Básica. Os procedimentos metodológicos constituíram-se de uma revisão bibliográfica dos autores Morais (2022), Morais (2025) e Sproken-Smith (2008) sobre as possibilidades de ensino mediante a investigação, sobretudo na Geografia, além de Barbosa et al. (2013), Vieira e Volquind (2002), com estudos sobre oficinas pedagógicas, e Demo (2021) com a pesquisa na Educação Básica; bem como a realização de uma oficina pedagógica intitulada “A poluição como um dos principais problemas ambientais no espaço urbano de Cajazeiras-PB” realizada com uma turma de uma escola pública da Educação Básica, em Cajazeiras-PB. Com a mediação da oficina pedagógica, foi possível perceber que o planejamento é essencial para a realização das aulas de Geografia, sobretudo para a realização da oficina, e esse processo tornou as abordagens geográficas mais interessantes, levando os sujeitos ao protagonismo e trabalho em conjunto, os motivando a entender a necessidade de estudar o seu cotidiano, colocando em prática os conteúdos estudados. Ainda permitiu aos alunos investigar uma realidade presente no espaço que estão inseridos, possibilitando-os a refletir possíveis soluções para as problemáticas encontradas, o que culminou na produção de um produto final. Através deste estudo, compreendemos as oficinas pedagógicas como importantes nas aulas de Geografia para a investigação do espaço de vivência dos sujeitos, destacando a necessidade de integrar a pesquisa na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19256_TB9049_30102025225649.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELY FIRMINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICAELY" "autor_email" => "firminomicaely@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128673 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9049 "inscrito_id" => 19256 "titulo" => "GEOGRAFIA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => "A compreensão do espaço na Geografia escolar se constitui da conexão com as vivências dos sujeitos. Nesse contexto, ressalta-se a dimensão didático-pedagógica da Geografia por intermédio do ensino por investigação, um modo de fazer pesquisa, como possibilidade de entendimento da realidade espacial, saindo do abstrato para o concreto integrando teoria e prática. Nesse viés, esse estudo teve como propósito abordar a oficina pedagógica como forma de compreender o espaço geográfico vivido a partir do ensino por investigação, destacando a importância da pesquisa na Educação Básica. Os procedimentos metodológicos constituíram-se de uma revisão bibliográfica dos autores Morais (2022), Morais (2025) e Sproken-Smith (2008) sobre as possibilidades de ensino mediante a investigação, sobretudo na Geografia, além de Barbosa et al. (2013), Vieira e Volquind (2002), com estudos sobre oficinas pedagógicas, e Demo (2021) com a pesquisa na Educação Básica; bem como a realização de uma oficina pedagógica intitulada “A poluição como um dos principais problemas ambientais no espaço urbano de Cajazeiras-PB” realizada com uma turma de uma escola pública da Educação Básica, em Cajazeiras-PB. Com a mediação da oficina pedagógica, foi possível perceber que o planejamento é essencial para a realização das aulas de Geografia, sobretudo para a realização da oficina, e esse processo tornou as abordagens geográficas mais interessantes, levando os sujeitos ao protagonismo e trabalho em conjunto, os motivando a entender a necessidade de estudar o seu cotidiano, colocando em prática os conteúdos estudados. Ainda permitiu aos alunos investigar uma realidade presente no espaço que estão inseridos, possibilitando-os a refletir possíveis soluções para as problemáticas encontradas, o que culminou na produção de um produto final. Através deste estudo, compreendemos as oficinas pedagógicas como importantes nas aulas de Geografia para a investigação do espaço de vivência dos sujeitos, destacando a necessidade de integrar a pesquisa na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19256_TB9049_30102025225649.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELY FIRMINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICAELY" "autor_email" => "firminomicaely@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }