EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E POTÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128678 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9062 "inscrito_id" => 4864 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E POTÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE" "resumo" => "Este relato de experiência refere-se à atuação docente desenvolvida em uma escola indígena da etnia Mbya Guarani, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Destacando os desafios e as potências de um processo de ensino intercultural, tem por objetivo refletir sobre as estratégias didáticas na alfabetização bilíngue. A partir dessa vivência, discute-se a especificidade da Educação Indígena e a complementaridade com a Educação Escolar Indígena, ou seja, conhecimentos ancestrais transmitidos oralmente interligados ao processo formal da leitura e escrita no cotidiano escolar. Esta experiência, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, demonstrou que a alfabetização indígena, quando orientada pelo respeito à oralidade, a língua materna e aos saberes culturais, torna-se mais significativa e integrada à realidade da criança indígena. Além disso, exige escuta sensível, respeito ao tempo da criança e vínculo com as práticas socioculturais da comunidade. Entre os principais resultados observados estão: o fortalecimento da identidade cultural; a apropriação gradual da leitura e escrita na língua portuguesa e na língua materna; o aumento do engajamento escolar; a integração entre saberes escolares e comunitários; e a consolidação de uma didática intercultural. Com isso, concluiu-se que alfabetizar, nesse contexto, é um ato que reafirma a escola indígena como território de encontros, reconstrução coletiva e valorização das infâncias indígenas. Espera-se, portanto, que este trabalho contribua como base para outras escolas indígenas, estimulando docentes a repensarem suas abordagens pedagógicas frente aos desafios e potencialidades do ensino bilíngue." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4864_TB9062_22102025110139.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128678 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9062 "inscrito_id" => 4864 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E POTÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE" "resumo" => "Este relato de experiência refere-se à atuação docente desenvolvida em uma escola indígena da etnia Mbya Guarani, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Destacando os desafios e as potências de um processo de ensino intercultural, tem por objetivo refletir sobre as estratégias didáticas na alfabetização bilíngue. A partir dessa vivência, discute-se a especificidade da Educação Indígena e a complementaridade com a Educação Escolar Indígena, ou seja, conhecimentos ancestrais transmitidos oralmente interligados ao processo formal da leitura e escrita no cotidiano escolar. Esta experiência, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, demonstrou que a alfabetização indígena, quando orientada pelo respeito à oralidade, a língua materna e aos saberes culturais, torna-se mais significativa e integrada à realidade da criança indígena. Além disso, exige escuta sensível, respeito ao tempo da criança e vínculo com as práticas socioculturais da comunidade. Entre os principais resultados observados estão: o fortalecimento da identidade cultural; a apropriação gradual da leitura e escrita na língua portuguesa e na língua materna; o aumento do engajamento escolar; a integração entre saberes escolares e comunitários; e a consolidação de uma didática intercultural. Com isso, concluiu-se que alfabetizar, nesse contexto, é um ato que reafirma a escola indígena como território de encontros, reconstrução coletiva e valorização das infâncias indígenas. Espera-se, portanto, que este trabalho contribua como base para outras escolas indígenas, estimulando docentes a repensarem suas abordagens pedagógicas frente aos desafios e potencialidades do ensino bilíngue." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4864_TB9062_22102025110139.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }