Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E POTÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128678
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9062
    "inscrito_id" => 4864
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E POTÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE"
    "resumo" => "Este relato de experiência refere-se à atuação docente desenvolvida em uma escola indígena da etnia Mbya Guarani, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Destacando os desafios e as potências de um processo de ensino intercultural, tem por objetivo refletir sobre as estratégias didáticas na alfabetização bilíngue. A partir dessa vivência, discute-se a especificidade da Educação Indígena e a complementaridade com a Educação Escolar Indígena, ou seja, conhecimentos ancestrais transmitidos oralmente interligados ao processo formal da leitura e escrita no cotidiano escolar. Esta experiência, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, demonstrou que a alfabetização indígena, quando orientada pelo respeito à oralidade, a língua materna e aos saberes culturais, torna-se mais significativa e integrada à realidade da criança indígena. Além disso, exige escuta sensível, respeito ao tempo da criança e vínculo com as práticas socioculturais da comunidade. Entre os principais resultados observados estão: o fortalecimento da identidade cultural; a apropriação gradual da leitura e escrita na língua portuguesa e na língua materna; o aumento do engajamento escolar; a integração entre saberes escolares e comunitários; e a consolidação de uma didática intercultural. Com isso, concluiu-se que alfabetizar, nesse contexto, é um ato que reafirma a escola indígena como território de encontros, reconstrução coletiva e valorização das infâncias indígenas. Espera-se, portanto, que este trabalho contribua como base para outras escolas indígenas, estimulando docentes a repensarem suas abordagens pedagógicas frente aos desafios e potencialidades do ensino bilíngue."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4864_TB9062_22102025110139.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128678
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9062
    "inscrito_id" => 4864
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E POTÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE"
    "resumo" => "Este relato de experiência refere-se à atuação docente desenvolvida em uma escola indígena da etnia Mbya Guarani, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Destacando os desafios e as potências de um processo de ensino intercultural, tem por objetivo refletir sobre as estratégias didáticas na alfabetização bilíngue. A partir dessa vivência, discute-se a especificidade da Educação Indígena e a complementaridade com a Educação Escolar Indígena, ou seja, conhecimentos ancestrais transmitidos oralmente interligados ao processo formal da leitura e escrita no cotidiano escolar. Esta experiência, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, demonstrou que a alfabetização indígena, quando orientada pelo respeito à oralidade, a língua materna e aos saberes culturais, torna-se mais significativa e integrada à realidade da criança indígena. Além disso, exige escuta sensível, respeito ao tempo da criança e vínculo com as práticas socioculturais da comunidade. Entre os principais resultados observados estão: o fortalecimento da identidade cultural; a apropriação gradual da leitura e escrita na língua portuguesa e na língua materna; o aumento do engajamento escolar; a integração entre saberes escolares e comunitários; e a consolidação de uma didática intercultural. Com isso, concluiu-se que alfabetizar, nesse contexto, é um ato que reafirma a escola indígena como território de encontros, reconstrução coletiva e valorização das infâncias indígenas. Espera-se, portanto, que este trabalho contribua como base para outras escolas indígenas, estimulando docentes a repensarem suas abordagens pedagógicas frente aos desafios e potencialidades do ensino bilíngue."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4864_TB9062_22102025110139.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santamaria.rs.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência refere-se à atuação docente desenvolvida em uma escola indígena da etnia Mbya Guarani, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Destacando os desafios e as potências de um processo de ensino intercultural, tem por objetivo refletir sobre as estratégias didáticas na alfabetização bilíngue. A partir dessa vivência, discute-se a especificidade da Educação Indígena e a complementaridade com a Educação Escolar Indígena, ou seja, conhecimentos ancestrais transmitidos oralmente interligados ao processo formal da leitura e escrita no cotidiano escolar. Esta experiência, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, demonstrou que a alfabetização indígena, quando orientada pelo respeito à oralidade, a língua materna e aos saberes culturais, torna-se mais significativa e integrada à realidade da criança indígena. Além disso, exige escuta sensível, respeito ao tempo da criança e vínculo com as práticas socioculturais da comunidade. Entre os principais resultados observados estão: o fortalecimento da identidade cultural; a apropriação gradual da leitura e escrita na língua portuguesa e na língua materna; o aumento do engajamento escolar; a integração entre saberes escolares e comunitários; e a consolidação de uma didática intercultural. Com isso, concluiu-se que alfabetizar, nesse contexto, é um ato que reafirma a escola indígena como território de encontros, reconstrução coletiva e valorização das infâncias indígenas. Espera-se, portanto, que este trabalho contribua como base para outras escolas indígenas, estimulando docentes a repensarem suas abordagens pedagógicas frente aos desafios e potencialidades do ensino bilíngue.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.