A SOCIOLOGIA NO ENSINO TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128683 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9073 "inscrito_id" => 4984 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência de uma etnografia feita com o intuito de analisar, principalmente, a teia das relações sociais e culturais de uma Escola Técnica Estadual na cidade do Recife, além de alargar as relações com a prática docente. Assim, buscou analisar a postura da gestão da escola em relação ao lugar das humanidades no ensino técnico, para, assim, analisar se a instituição funciona em consonância com o que se propõe em seu Projeto Político Pedagógico. Dessa forma, o objetivo principal foi compreender como a gestão da escola se comporta diante de um cenário de desvalorização das Ciências Humanas, mas principalmente a Sociologia. A justificativa deste trabalho nasce da necessidade de unir a teoria com prática, analisando a realidade da disciplina da sociologia nas escolas, a importância que lhe é aferida, principalmente pela gestão da escola, como a gestão se porta diante do atual cenário de desafeição com as Ciências Sociais no Brasil. A fundamentação teórica deste trabalho foca em textos de Dayrell (1999) que aborda a escola como espaço sociocultural, Galvão (2017) falando sobre a máquina escolar e a manutenção do poder, e Libâneo (2015) pensando sobre as atitudes da gestão escolar, além disso, foi feito o uso do Projeto Político pedagógico da escola, para fazer a devida análise dos alunos, da gestão escolar e do professor de sociologia da ETE. Por conseguinte, os resultados mostraram uma enorme desvalorização da escola perante ao ensino de sociologia, não dando importância a atividades propostas pelo professor de sociologia, além da sua carga excessiva de trabalho. Discute-se também como tais atitudes da gestão também influenciam os alunos e toda a comunidade escolar a uma desvalorização em massa da Sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4984_TB9073_16102025220143.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "livia.lol@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128683 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9073 "inscrito_id" => 4984 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência de uma etnografia feita com o intuito de analisar, principalmente, a teia das relações sociais e culturais de uma Escola Técnica Estadual na cidade do Recife, além de alargar as relações com a prática docente. Assim, buscou analisar a postura da gestão da escola em relação ao lugar das humanidades no ensino técnico, para, assim, analisar se a instituição funciona em consonância com o que se propõe em seu Projeto Político Pedagógico. Dessa forma, o objetivo principal foi compreender como a gestão da escola se comporta diante de um cenário de desvalorização das Ciências Humanas, mas principalmente a Sociologia. A justificativa deste trabalho nasce da necessidade de unir a teoria com prática, analisando a realidade da disciplina da sociologia nas escolas, a importância que lhe é aferida, principalmente pela gestão da escola, como a gestão se porta diante do atual cenário de desafeição com as Ciências Sociais no Brasil. A fundamentação teórica deste trabalho foca em textos de Dayrell (1999) que aborda a escola como espaço sociocultural, Galvão (2017) falando sobre a máquina escolar e a manutenção do poder, e Libâneo (2015) pensando sobre as atitudes da gestão escolar, além disso, foi feito o uso do Projeto Político pedagógico da escola, para fazer a devida análise dos alunos, da gestão escolar e do professor de sociologia da ETE. Por conseguinte, os resultados mostraram uma enorme desvalorização da escola perante ao ensino de sociologia, não dando importância a atividades propostas pelo professor de sociologia, além da sua carga excessiva de trabalho. Discute-se também como tais atitudes da gestão também influenciam os alunos e toda a comunidade escolar a uma desvalorização em massa da Sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4984_TB9073_16102025220143.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "livia.lol@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }