Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SOCIOLOGIA NO ENSINO TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de uma etnografia feita com o intuito de analisar, principalmente, a teia das relações sociais e culturais de uma Escola Técnica Estadual na cidade do Recife, além de alargar as relações com a prática docente. Assim, buscou analisar a postura da gestão da escola em relação ao lugar das humanidades no ensino técnico, para, assim, analisar se a instituição funciona em consonância com o que se propõe em seu Projeto Político Pedagógico. Dessa forma, o objetivo principal foi compreender como a gestão da escola se comporta diante de um cenário de desvalorização das Ciências Humanas, mas principalmente a Sociologia. A justificativa deste trabalho nasce da necessidade de unir a teoria com prática, analisando a realidade da disciplina da sociologia nas escolas, a importância que lhe é aferida, principalmente pela gestão da escola, como a gestão se porta diante do atual cenário de desafeição com as Ciências Sociais no Brasil. A fundamentação teórica deste trabalho foca em textos de Dayrell (1999) que aborda a escola como espaço sociocultural, Galvão (2017) falando sobre a máquina escolar e a manutenção do poder, e Libâneo (2015) pensando sobre as atitudes da gestão escolar, além disso, foi feito o uso do Projeto Político pedagógico da escola, para fazer a devida análise dos alunos, da gestão escolar e do professor de sociologia da ETE. Por conseguinte, os resultados mostraram uma enorme desvalorização da escola perante ao ensino de sociologia, não dando importância a atividades propostas pelo professor de sociologia, além da sua carga excessiva de trabalho. Discute-se também como tais atitudes da gestão também influenciam os alunos e toda a comunidade escolar a uma desvalorização em massa da Sociologia.

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