A RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS NO ENSINO DE DESIGN GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128686 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9079 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "A RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS NO ENSINO DE DESIGN GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A relação entre design gráfico e artes visuais é rica e histórica, unindo comunicação funcional e expressão estética. Enquanto o design prioriza a transmissão de informações por meio de tipografia, cor e composição, as artes visuais exploram linguagens simbólicas e experimentais. A criatividade e a experimentação são centrais nesse processo, como destacam Munari (2008) e Dondis (2015), este último reforçando a importância dos princípios visuais para uma comunicação eficaz. Kosseleck (2006) introduz uma dimensão temporal, argumentando que a experiência passada e as expectativas futuras moldam as práticas visuais, influenciando interpretações do presente. Essa perspectiva dinâmica posiciona o design como um campo em constante evolução, onde tradição e inovação se encontram. Cardoso (2022) ressalta a necessidade de abordagens multidisciplinares no design, integrando aspectos sociais, culturais e ambientais para soluções sustentáveis. Bonsiepe (2012) complementa ao defender que a estética deve dialogar com a experiência do usuário, e que a incorporação de técnicas das belas artes no ensino de design estimula a criatividade pedagógica. A literatura atual apoia a integração entre artes visuais e design no ensino superior, visando formar profissionais capazes de enfrentar desafios interdisciplinares. Essa abordagem promove a experimentação criativa e enriquece a formação, preparando designers para um mercado que exige pensamento crítico e inovação. A combinação de teoria e prática, aliada a uma visão histórica e contemporânea, é essencial para desenvolver soluções responsivas às complexidades do mundo atual. Assim, a articulação entre essas áreas não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também fortalece a capacidade de transformação do design em um contexto globalizado e em constante mudança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7615_TB9079_14102025115623.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VAGNER BASQUEROTO MARTINS" "autor_nome_curto" => "VAGNER" "autor_email" => "basqueroto.martins@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128686 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9079 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "A RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS NO ENSINO DE DESIGN GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A relação entre design gráfico e artes visuais é rica e histórica, unindo comunicação funcional e expressão estética. Enquanto o design prioriza a transmissão de informações por meio de tipografia, cor e composição, as artes visuais exploram linguagens simbólicas e experimentais. A criatividade e a experimentação são centrais nesse processo, como destacam Munari (2008) e Dondis (2015), este último reforçando a importância dos princípios visuais para uma comunicação eficaz. Kosseleck (2006) introduz uma dimensão temporal, argumentando que a experiência passada e as expectativas futuras moldam as práticas visuais, influenciando interpretações do presente. Essa perspectiva dinâmica posiciona o design como um campo em constante evolução, onde tradição e inovação se encontram. Cardoso (2022) ressalta a necessidade de abordagens multidisciplinares no design, integrando aspectos sociais, culturais e ambientais para soluções sustentáveis. Bonsiepe (2012) complementa ao defender que a estética deve dialogar com a experiência do usuário, e que a incorporação de técnicas das belas artes no ensino de design estimula a criatividade pedagógica. A literatura atual apoia a integração entre artes visuais e design no ensino superior, visando formar profissionais capazes de enfrentar desafios interdisciplinares. Essa abordagem promove a experimentação criativa e enriquece a formação, preparando designers para um mercado que exige pensamento crítico e inovação. A combinação de teoria e prática, aliada a uma visão histórica e contemporânea, é essencial para desenvolver soluções responsivas às complexidades do mundo atual. Assim, a articulação entre essas áreas não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também fortalece a capacidade de transformação do design em um contexto globalizado e em constante mudança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7615_TB9079_14102025115623.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VAGNER BASQUEROTO MARTINS" "autor_nome_curto" => "VAGNER" "autor_email" => "basqueroto.martins@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }