Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS NO ENSINO DE DESIGN GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128686
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9079
    "inscrito_id" => 7615
    "titulo" => "A RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS NO ENSINO DE DESIGN GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A relação entre design gráfico e artes visuais é rica e histórica, unindo comunicação funcional e expressão estética. Enquanto o design prioriza a transmissão de informações por meio de tipografia, cor e composição, as artes visuais exploram linguagens simbólicas e experimentais. A criatividade e a experimentação são centrais nesse processo, como destacam Munari (2008) e Dondis (2015), este último reforçando a importância dos princípios visuais para uma comunicação eficaz. Kosseleck (2006) introduz uma dimensão temporal, argumentando que a experiência passada e as expectativas futuras moldam as práticas visuais, influenciando interpretações do presente. Essa perspectiva dinâmica posiciona o design como um campo em constante evolução, onde tradição e inovação se encontram. Cardoso (2022) ressalta a necessidade de abordagens multidisciplinares no design, integrando aspectos sociais, culturais e ambientais para soluções sustentáveis. Bonsiepe (2012) complementa ao defender que a estética deve dialogar com a experiência do usuário, e que a incorporação de técnicas das belas artes no ensino de design estimula a criatividade pedagógica. A literatura atual apoia a integração entre artes visuais e design no ensino superior, visando formar profissionais capazes de enfrentar desafios interdisciplinares. Essa abordagem promove a experimentação criativa e enriquece a formação, preparando designers para um mercado que exige pensamento crítico e inovação. A combinação de teoria e prática, aliada a uma visão histórica e contemporânea, é essencial para desenvolver soluções responsivas às complexidades do mundo atual. Assim, a articulação entre essas áreas não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também fortalece a capacidade de transformação do design em um contexto globalizado e em constante mudança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7615_TB9079_14102025115623.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VAGNER BASQUEROTO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VAGNER"
    "autor_email" => "basqueroto.martins@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128686
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9079
    "inscrito_id" => 7615
    "titulo" => "A RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS NO ENSINO DE DESIGN GRÁFICO NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A relação entre design gráfico e artes visuais é rica e histórica, unindo comunicação funcional e expressão estética. Enquanto o design prioriza a transmissão de informações por meio de tipografia, cor e composição, as artes visuais exploram linguagens simbólicas e experimentais. A criatividade e a experimentação são centrais nesse processo, como destacam Munari (2008) e Dondis (2015), este último reforçando a importância dos princípios visuais para uma comunicação eficaz. Kosseleck (2006) introduz uma dimensão temporal, argumentando que a experiência passada e as expectativas futuras moldam as práticas visuais, influenciando interpretações do presente. Essa perspectiva dinâmica posiciona o design como um campo em constante evolução, onde tradição e inovação se encontram. Cardoso (2022) ressalta a necessidade de abordagens multidisciplinares no design, integrando aspectos sociais, culturais e ambientais para soluções sustentáveis. Bonsiepe (2012) complementa ao defender que a estética deve dialogar com a experiência do usuário, e que a incorporação de técnicas das belas artes no ensino de design estimula a criatividade pedagógica. A literatura atual apoia a integração entre artes visuais e design no ensino superior, visando formar profissionais capazes de enfrentar desafios interdisciplinares. Essa abordagem promove a experimentação criativa e enriquece a formação, preparando designers para um mercado que exige pensamento crítico e inovação. A combinação de teoria e prática, aliada a uma visão histórica e contemporânea, é essencial para desenvolver soluções responsivas às complexidades do mundo atual. Assim, a articulação entre essas áreas não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também fortalece a capacidade de transformação do design em um contexto globalizado e em constante mudança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7615_TB9079_14102025115623.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VAGNER BASQUEROTO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VAGNER"
    "autor_email" => "basqueroto.martins@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A relação entre design gráfico e artes visuais é rica e histórica, unindo comunicação funcional e expressão estética. Enquanto o design prioriza a transmissão de informações por meio de tipografia, cor e composição, as artes visuais exploram linguagens simbólicas e experimentais. A criatividade e a experimentação são centrais nesse processo, como destacam Munari (2008) e Dondis (2015), este último reforçando a importância dos princípios visuais para uma comunicação eficaz. Kosseleck (2006) introduz uma dimensão temporal, argumentando que a experiência passada e as expectativas futuras moldam as práticas visuais, influenciando interpretações do presente. Essa perspectiva dinâmica posiciona o design como um campo em constante evolução, onde tradição e inovação se encontram. Cardoso (2022) ressalta a necessidade de abordagens multidisciplinares no design, integrando aspectos sociais, culturais e ambientais para soluções sustentáveis. Bonsiepe (2012) complementa ao defender que a estética deve dialogar com a experiência do usuário, e que a incorporação de técnicas das belas artes no ensino de design estimula a criatividade pedagógica. A literatura atual apoia a integração entre artes visuais e design no ensino superior, visando formar profissionais capazes de enfrentar desafios interdisciplinares. Essa abordagem promove a experimentação criativa e enriquece a formação, preparando designers para um mercado que exige pensamento crítico e inovação. A combinação de teoria e prática, aliada a uma visão histórica e contemporânea, é essencial para desenvolver soluções responsivas às complexidades do mundo atual. Assim, a articulação entre essas áreas não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também fortalece a capacidade de transformação do design em um contexto globalizado e em constante mudança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.