Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO ANTIRRACISTA E JUSTIÇA RACIAL: UMA PERSPECTIVA MULTIRREFERENCIAL NA EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este estudo insere-se no campo das epistemologias críticas da educação, com foco na construção de um currículo educativo antirracista e comprometido com a justiça social. O contexto da pesquisa é marcado pelas profundas desigualdades raciais historicamente consolidadas nas instituições escolares brasileiras, que ainda operam sob lógicas eurocentradas, excludentes e monoculturais. O objetivo é analisar as possibilidades de reelaboração curricular a partir de uma perspectiva multirreferencial, ética e política, que reconheça os saberes, memórias e cosmopercepções de sujeitos historicamente marginalizados, especialmente a população negra. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica crítica e analítica, dialogando com autores como Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo, Jacques Ardoino, Edgar Morin e Roberto Sidnei Macedo. Os resultados indicam que a adoção de uma abordagem multirreferencial e intercrítica rompe com a rigidez disciplinar e os processos de epistemicídio, ao promover o reconhecimento de identidades diversas, o resgate de narrativas afro-brasileiras e a valorização da pluralidade cultural. Destaca-se a centralidade da narrativa como estratégia formativa que contribui para o fortalecimento do pertencimento, da dignidade e da construção identitária dos estudantes negros. Evidencia-se também o papel do educador como mediador ético das diferenças e agente político capaz de promover práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial e a superação do racismo estrutural. Conclui-se que a efetivação de um currículo democrático, antirracista e emancipador exige o reconhecimento do currículo como espaço de disputa simbólica e de invenção coletiva, orientado pela dignidade humana e pela transformação das desigualdades. Assim, o currículo deve educar com e para a diferença, promovendo justiça cognitiva, representatividade e emancipação dos sujeitos historicamente silenciados.

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