CURRÍCULO ANTIRRACISTA E JUSTIÇA RACIAL: UMA PERSPECTIVA MULTIRREFERENCIAL NA EDUCAÇÃO
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O objetivo é analisar as possibilidades de reelaboração curricular a partir de uma perspectiva multirreferencial, ética e política, que reconheça os saberes, memórias e cosmopercepções de sujeitos historicamente marginalizados, especialmente a população negra. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica crítica e analítica, dialogando com autores como Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo, Jacques Ardoino, Edgar Morin e Roberto Sidnei Macedo. Os resultados indicam que a adoção de uma abordagem multirreferencial e intercrítica rompe com a rigidez disciplinar e os processos de epistemicídio, ao promover o reconhecimento de identidades diversas, o resgate de narrativas afro-brasileiras e a valorização da pluralidade cultural. Destaca-se a centralidade da narrativa como estratégia formativa que contribui para o fortalecimento do pertencimento, da dignidade e da construção identitária dos estudantes negros. Evidencia-se também o papel do educador como mediador ético das diferenças e agente político capaz de promover práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial e a superação do racismo estrutural. Conclui-se que a efetivação de um currículo democrático, antirracista e emancipador exige o reconhecimento do currículo como espaço de disputa simbólica e de invenção coletiva, orientado pela dignidade humana e pela transformação das desigualdades. Assim, o currículo deve educar com e para a diferença, promovendo justiça cognitiva, representatividade e emancipação dos sujeitos historicamente silenciados." 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