MEIA-IDADE E EDUCAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DE MULHERES MADURAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128694 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9106 "inscrito_id" => 2621 "titulo" => "MEIA-IDADE E EDUCAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DE MULHERES MADURAS" "resumo" => "A profissão do magistério é exercida predominantemente por mulheres, refletindo uma herança cultural que associa o cuidado e a educação ao feminino. Partindo desse pressuposto, o objetivo geral deste Estado do Conhecimento é mapear e analisar as produções disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no recorte temporal de 2010 a 2024. Especificamente, busca-se compreender como essa temática tem sido abordada na produção acadêmica brasileira. Foram utilizados descritores como “meia-idade”, “mulheres”, “formação docente” e “educação”, buscando identificar tendências, lacunas e contribuições teóricas e metodológicas nos trabalhos acadêmicos que abordam a experiência formativa e profissional de mulheres que ingressam ou se reinventam na docência em uma fase mais avançada da vida. Tomados por evidenciar a abordagem teórica do estudo, trazemos como metodologia a Pesquisa Bibliográfica, uma vez que esta construção teórica parte da elaboração de material já publicado e discutido por pensadores base para o tema do estudo (Prodanov; Freitas, 2013), tais como, Medeiros e Amorim, Louro, Almeida, Scott e outros. A abordagem é de natureza qualitativista, visto o interesse pelo diálogo com a teoria e a sua interpretação fenomenológica com o campo epistemológico. Espera-se que a compreensão dessas trajetórias contribua para a valorização e o apoio as trajetórias não lineares e experiências de vida como elementos constitutivos do ser professora, considerando a diversidade etária na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2621_TB9106_22102025165934.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA NETA SALES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "augusta_sales@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128694 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9106 "inscrito_id" => 2621 "titulo" => "MEIA-IDADE E EDUCAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DE MULHERES MADURAS" "resumo" => "A profissão do magistério é exercida predominantemente por mulheres, refletindo uma herança cultural que associa o cuidado e a educação ao feminino. Partindo desse pressuposto, o objetivo geral deste Estado do Conhecimento é mapear e analisar as produções disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no recorte temporal de 2010 a 2024. Especificamente, busca-se compreender como essa temática tem sido abordada na produção acadêmica brasileira. Foram utilizados descritores como “meia-idade”, “mulheres”, “formação docente” e “educação”, buscando identificar tendências, lacunas e contribuições teóricas e metodológicas nos trabalhos acadêmicos que abordam a experiência formativa e profissional de mulheres que ingressam ou se reinventam na docência em uma fase mais avançada da vida. Tomados por evidenciar a abordagem teórica do estudo, trazemos como metodologia a Pesquisa Bibliográfica, uma vez que esta construção teórica parte da elaboração de material já publicado e discutido por pensadores base para o tema do estudo (Prodanov; Freitas, 2013), tais como, Medeiros e Amorim, Louro, Almeida, Scott e outros. A abordagem é de natureza qualitativista, visto o interesse pelo diálogo com a teoria e a sua interpretação fenomenológica com o campo epistemológico. Espera-se que a compreensão dessas trajetórias contribua para a valorização e o apoio as trajetórias não lineares e experiências de vida como elementos constitutivos do ser professora, considerando a diversidade etária na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2621_TB9106_22102025165934.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA NETA SALES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "augusta_sales@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }