AS BASES CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
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A metodologia inclui revisão bibliográfica de autores como Marx, Engels, Gramsci e Saviani, além de análise documental de legislações e diretrizes ligadas à Educação Profissional e ao currículo do Ensino Médio. Também foram utilizados dados secundários provenientes de relatórios e estudos recentes que revelam as condições institucionais e os obstáculos na implementação dessas políticas. Os resultados mostram que as ações oficiais reforçam uma lógica de poder disciplinar, que fragmenta o conhecimento, perpetua desigualdades sociais e prioriza uma formação voltada às demandas do mercado, em consonância com uma visão neoliberal. Essas práticas dificultam a superação do dualismo entre teoria e prática, além de limitar a autonomia de professores e estudantes. A análise aponta que, apesar das propostas de uma educação integrada e crítica, há uma forte influência de mecanismos que controlam e normalizam os sujeitos, impedindo a efetivação de uma formação emancipadora. Conclui-se que é imprescindível reformular as políticas e práticas educativas, promovendo uma gestão que valorize a autonomia, a criticidade e a transformação social, garantindo que a Educação Profissional e Tecnológica contribua de fato para a emancipação dos indivíduos e a transformação da sociedade." 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