DANÇA E IDENTIDADES: UMA AÇÃO REALIZADA COM ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ BARBOSA EM PAULISTA-PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128700 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9123 "inscrito_id" => 16006 "titulo" => "DANÇA E IDENTIDADES: UMA AÇÃO REALIZADA COM ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ BARBOSA EM PAULISTA-PE" "resumo" => "Este estudo investiga a relação entre dança e a construção de identidades no contexto das aulas de Educação Física, a partir de um trabalho desenvolvido com escolares da Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada em Paulista-PE. Objetivou-se analisar como as práticas corporais da dança contribuem para o reconhecimento e a valorização das identidades culturais e pessoais dos estudantes. Para tanto, a metodologia empregou a pesquisa-ação de natureza qualitativa, com a implementação de uma sequência didática onde os alunos traçaram relações entre as danças folclóricas do período junino e as danças e ritmos da atualidade, culminando na construção de apresentações coreográficas. Foram realizadas observações participantes, registros audiovisuais e diálogos, explorando-se como essa ressignificação das identidades tomou proporções significativas com o uso de plataformas digitais como TikTok, Kwai, Instagram e Facebook. Os resultados indicam que a vivência da dança nas aulas de Educação Física proporcionou um espaço de autoconhecimento e de reconhecimento da diversidade cultural presente no grupo, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento dos participantes. As apresentações coreográficas construídas pelos alunos foram culminadas num Festival de Danças da Festividade Junina da escola, evidenciando a potência da dança como ferramenta pedagógica para a expressão de subjetividades e a construção coletiva de identidades. A interação com as redes sociais potencializou a exploração e a ressignificação das identidades culturais e contemporâneas, demonstrando como os estudantes se apropriam das manifestações corporais em ambientes digitais para expressar e (re)construir suas próprias narrativas. Conclui-se que a dança, quando abordada de forma contextualizada, participativa e em diálogo com as mídias digitais, é fundamental para o desenvolvimento integral e a formação identitária dos escolares na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16006_TB9123_30102025104733.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ANTONIO SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "toinho415263@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128700 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9123 "inscrito_id" => 16006 "titulo" => "DANÇA E IDENTIDADES: UMA AÇÃO REALIZADA COM ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ BARBOSA EM PAULISTA-PE" "resumo" => "Este estudo investiga a relação entre dança e a construção de identidades no contexto das aulas de Educação Física, a partir de um trabalho desenvolvido com escolares da Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada em Paulista-PE. Objetivou-se analisar como as práticas corporais da dança contribuem para o reconhecimento e a valorização das identidades culturais e pessoais dos estudantes. Para tanto, a metodologia empregou a pesquisa-ação de natureza qualitativa, com a implementação de uma sequência didática onde os alunos traçaram relações entre as danças folclóricas do período junino e as danças e ritmos da atualidade, culminando na construção de apresentações coreográficas. Foram realizadas observações participantes, registros audiovisuais e diálogos, explorando-se como essa ressignificação das identidades tomou proporções significativas com o uso de plataformas digitais como TikTok, Kwai, Instagram e Facebook. Os resultados indicam que a vivência da dança nas aulas de Educação Física proporcionou um espaço de autoconhecimento e de reconhecimento da diversidade cultural presente no grupo, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento dos participantes. As apresentações coreográficas construídas pelos alunos foram culminadas num Festival de Danças da Festividade Junina da escola, evidenciando a potência da dança como ferramenta pedagógica para a expressão de subjetividades e a construção coletiva de identidades. A interação com as redes sociais potencializou a exploração e a ressignificação das identidades culturais e contemporâneas, demonstrando como os estudantes se apropriam das manifestações corporais em ambientes digitais para expressar e (re)construir suas próprias narrativas. Conclui-se que a dança, quando abordada de forma contextualizada, participativa e em diálogo com as mídias digitais, é fundamental para o desenvolvimento integral e a formação identitária dos escolares na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16006_TB9123_30102025104733.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ANTONIO SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "toinho415263@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }