Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DANÇA E IDENTIDADES: UMA AÇÃO REALIZADA COM ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ BARBOSA EM PAULISTA-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128700
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9123
    "inscrito_id" => 16006
    "titulo" => "DANÇA E IDENTIDADES: UMA AÇÃO REALIZADA COM ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ BARBOSA EM PAULISTA-PE"
    "resumo" => "Este estudo investiga a relação entre dança e a construção de identidades no contexto das aulas de Educação Física, a partir de um trabalho desenvolvido com escolares da Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada em Paulista-PE. Objetivou-se analisar como as práticas corporais da dança contribuem para o reconhecimento e a valorização das identidades culturais e pessoais dos estudantes. Para tanto, a metodologia empregou a pesquisa-ação de natureza qualitativa, com a implementação de uma sequência didática onde os alunos traçaram relações entre as danças folclóricas do período junino e as danças e ritmos da atualidade, culminando na construção de apresentações coreográficas. Foram realizadas observações participantes, registros audiovisuais e diálogos, explorando-se como essa ressignificação das identidades tomou proporções significativas com o uso de plataformas digitais como TikTok, Kwai, Instagram e Facebook. Os resultados indicam que a vivência da dança nas aulas de Educação Física proporcionou um espaço de autoconhecimento e de reconhecimento da diversidade cultural presente no grupo, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento dos participantes. As apresentações coreográficas construídas pelos alunos foram culminadas num Festival de Danças da Festividade Junina da escola, evidenciando a potência da dança como ferramenta pedagógica para a expressão de subjetividades e a construção coletiva de identidades. A interação com as redes sociais potencializou a exploração e a ressignificação das identidades culturais e contemporâneas, demonstrando como os estudantes se apropriam das manifestações corporais em ambientes digitais para expressar e (re)construir suas próprias narrativas. Conclui-se que a dança, quando abordada de forma contextualizada, participativa e em diálogo com as mídias digitais, é fundamental para o desenvolvimento integral e a formação identitária dos escolares na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16006_TB9123_30102025104733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128700
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9123
    "inscrito_id" => 16006
    "titulo" => "DANÇA E IDENTIDADES: UMA AÇÃO REALIZADA COM ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ BARBOSA EM PAULISTA-PE"
    "resumo" => "Este estudo investiga a relação entre dança e a construção de identidades no contexto das aulas de Educação Física, a partir de um trabalho desenvolvido com escolares da Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada em Paulista-PE. Objetivou-se analisar como as práticas corporais da dança contribuem para o reconhecimento e a valorização das identidades culturais e pessoais dos estudantes. Para tanto, a metodologia empregou a pesquisa-ação de natureza qualitativa, com a implementação de uma sequência didática onde os alunos traçaram relações entre as danças folclóricas do período junino e as danças e ritmos da atualidade, culminando na construção de apresentações coreográficas. Foram realizadas observações participantes, registros audiovisuais e diálogos, explorando-se como essa ressignificação das identidades tomou proporções significativas com o uso de plataformas digitais como TikTok, Kwai, Instagram e Facebook. Os resultados indicam que a vivência da dança nas aulas de Educação Física proporcionou um espaço de autoconhecimento e de reconhecimento da diversidade cultural presente no grupo, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento dos participantes. As apresentações coreográficas construídas pelos alunos foram culminadas num Festival de Danças da Festividade Junina da escola, evidenciando a potência da dança como ferramenta pedagógica para a expressão de subjetividades e a construção coletiva de identidades. A interação com as redes sociais potencializou a exploração e a ressignificação das identidades culturais e contemporâneas, demonstrando como os estudantes se apropriam das manifestações corporais em ambientes digitais para expressar e (re)construir suas próprias narrativas. Conclui-se que a dança, quando abordada de forma contextualizada, participativa e em diálogo com as mídias digitais, é fundamental para o desenvolvimento integral e a formação identitária dos escolares na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16006_TB9123_30102025104733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga a relação entre dança e a construção de identidades no contexto das aulas de Educação Física, a partir de um trabalho desenvolvido com escolares da Escola Municipal Maria José Barbosa, localizada em Paulista-PE. Objetivou-se analisar como as práticas corporais da dança contribuem para o reconhecimento e a valorização das identidades culturais e pessoais dos estudantes. Para tanto, a metodologia empregou a pesquisa-ação de natureza qualitativa, com a implementação de uma sequência didática onde os alunos traçaram relações entre as danças folclóricas do período junino e as danças e ritmos da atualidade, culminando na construção de apresentações coreográficas. Foram realizadas observações participantes, registros audiovisuais e diálogos, explorando-se como essa ressignificação das identidades tomou proporções significativas com o uso de plataformas digitais como TikTok, Kwai, Instagram e Facebook. Os resultados indicam que a vivência da dança nas aulas de Educação Física proporcionou um espaço de autoconhecimento e de reconhecimento da diversidade cultural presente no grupo, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento dos participantes. As apresentações coreográficas construídas pelos alunos foram culminadas num Festival de Danças da Festividade Junina da escola, evidenciando a potência da dança como ferramenta pedagógica para a expressão de subjetividades e a construção coletiva de identidades. A interação com as redes sociais potencializou a exploração e a ressignificação das identidades culturais e contemporâneas, demonstrando como os estudantes se apropriam das manifestações corporais em ambientes digitais para expressar e (re)construir suas próprias narrativas. Conclui-se que a dança, quando abordada de forma contextualizada, participativa e em diálogo com as mídias digitais, é fundamental para o desenvolvimento integral e a formação identitária dos escolares na contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.