Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PILAR-AL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128702
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9130
    "inscrito_id" => 19515
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PILAR-AL"
    "resumo" => "O artigo relata a experiência do município de Pilar, em Alagoas, com a formação continuada de profissionais de apoio escolar, destacando seus efeitos positivos na consolidação de práticas inclusivas nas escolas da rede pública municipal. As formações, organizadas por uma equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, visam preparar esses profissionais para atuar junto a estudantes com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento, assegurando-lhes autonomia e participação efetiva no ambiente escolar. Fundamentadas na Lei Brasileira de Inclusão (2015) e na Política Nacional de Educação Especial (2008), as ações formativas promovem práticas pedagógicas que valorizam as singularidades dos alunos.A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e relatos de experiência, permitindo interpretar os fenômenos educacionais a partir das vivências dos sujeitos envolvidos. Utiliza-se o método dialógico, inspirado em Paulo Freire, como estratégia para estimular a troca de saberes, a escuta sensível e a reflexão crítica sobre os desafios da inclusão escolar.Os resultados indicam que a formação continuada, aliada ao suporte institucional, fortalece os vínculos entre escola e família, promove ambientes mais acolhedores e reduz comportamentos violentos. Além disso, contribui para superar barreiras comunicacionais e atitudinais, favorecendo a construção de uma cultura inclusiva pautada no respeito à diversidade. A experiência evidencia que investir na qualificação permanente dos profissionais de apoio é essencial para efetivar políticas públicas de inclusão e para consolidar uma educação voltada à cidadania, à equidade e à justiça social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19515_TB9130_28102025085924.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE DEYSE GONÇALO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE"
    "autor_email" => "daydeysan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128702
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9130
    "inscrito_id" => 19515
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PILAR-AL"
    "resumo" => "O artigo relata a experiência do município de Pilar, em Alagoas, com a formação continuada de profissionais de apoio escolar, destacando seus efeitos positivos na consolidação de práticas inclusivas nas escolas da rede pública municipal. As formações, organizadas por uma equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, visam preparar esses profissionais para atuar junto a estudantes com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento, assegurando-lhes autonomia e participação efetiva no ambiente escolar. Fundamentadas na Lei Brasileira de Inclusão (2015) e na Política Nacional de Educação Especial (2008), as ações formativas promovem práticas pedagógicas que valorizam as singularidades dos alunos.A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e relatos de experiência, permitindo interpretar os fenômenos educacionais a partir das vivências dos sujeitos envolvidos. Utiliza-se o método dialógico, inspirado em Paulo Freire, como estratégia para estimular a troca de saberes, a escuta sensível e a reflexão crítica sobre os desafios da inclusão escolar.Os resultados indicam que a formação continuada, aliada ao suporte institucional, fortalece os vínculos entre escola e família, promove ambientes mais acolhedores e reduz comportamentos violentos. Além disso, contribui para superar barreiras comunicacionais e atitudinais, favorecendo a construção de uma cultura inclusiva pautada no respeito à diversidade. A experiência evidencia que investir na qualificação permanente dos profissionais de apoio é essencial para efetivar políticas públicas de inclusão e para consolidar uma educação voltada à cidadania, à equidade e à justiça social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19515_TB9130_28102025085924.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE DEYSE GONÇALO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE"
    "autor_email" => "daydeysan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo relata a experiência do município de Pilar, em Alagoas, com a formação continuada de profissionais de apoio escolar, destacando seus efeitos positivos na consolidação de práticas inclusivas nas escolas da rede pública municipal. As formações, organizadas por uma equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, visam preparar esses profissionais para atuar junto a estudantes com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento, assegurando-lhes autonomia e participação efetiva no ambiente escolar. Fundamentadas na Lei Brasileira de Inclusão (2015) e na Política Nacional de Educação Especial (2008), as ações formativas promovem práticas pedagógicas que valorizam as singularidades dos alunos.A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e relatos de experiência, permitindo interpretar os fenômenos educacionais a partir das vivências dos sujeitos envolvidos. Utiliza-se o método dialógico, inspirado em Paulo Freire, como estratégia para estimular a troca de saberes, a escuta sensível e a reflexão crítica sobre os desafios da inclusão escolar.Os resultados indicam que a formação continuada, aliada ao suporte institucional, fortalece os vínculos entre escola e família, promove ambientes mais acolhedores e reduz comportamentos violentos. Além disso, contribui para superar barreiras comunicacionais e atitudinais, favorecendo a construção de uma cultura inclusiva pautada no respeito à diversidade. A experiência evidencia que investir na qualificação permanente dos profissionais de apoio é essencial para efetivar políticas públicas de inclusão e para consolidar uma educação voltada à cidadania, à equidade e à justiça social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.