ATRAVESSAMENTOS MARINHOS: UMA PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA DOS ANIMAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128706 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9147 "inscrito_id" => 19159 "titulo" => "ATRAVESSAMENTOS MARINHOS: UMA PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA DOS ANIMAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho, baseado no método de pesquisa-intervenção cartográfico (Passos; Barros, 2015), busca mapear, junto com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), os sentidos produzidos em torno dos animais marinhos no Cinema, nas Artes Literárias e na Biologia e sua relação com a Biologia da Conservação. A pesquisa se deu por meio de uma oficina com encontros presenciais e/ou remotos com os estudantes, mediados pela pesquisadora, também estudante do referido curso. Ao todo foram 7 encontros semanais ou quinzenais, no período de 25 de abril até 15 de agosto de 2024. Esses encontros também ocorriam de modo assíncrono nos diálogos em grupo de Whatsapp, feito para facilitar o processo de comunicação. A execução das atividades se deu em três períodos: Período de inscrição e explicação do projeto, Período de encontros do grupo e Período de produção artística. A partir do mapeamento realizado, foi possível perceber como o imaginário é moldado por experiências que levam o ser humano a projetar sua realidade sobre elementos que, embora tenham essência própria, sofrem influências de sentidos diversos. Por exemplo, ao pensar na sereia — ser mitológico metade mulher, metade peixe — surge o questionamento: devemos humanizá-la ou animalizá-la? Qual perspectiva seria mais positiva, a que favorece o ser humano ou a natureza? Assim, ao cartografar ideias, cada participante projetou suas experiências e concepções únicas, enriquecendo a discussão. A experiência reforçou o valor dos diversos saberes, além dos científicos, na aprendizagem em ciências e biologia. Cabe ao professor explorar essas questões e compreender como o imaginário e a cultura moldam a forma como percebemos o mundo. Afinal, como seria possível mapear essas inquietações?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19159_TB9147_28102025190852.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VICTORIA BATISTA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Ana Victoria" "autor_email" => "uefs2025anavictoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128706 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9147 "inscrito_id" => 19159 "titulo" => "ATRAVESSAMENTOS MARINHOS: UMA PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA DOS ANIMAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho, baseado no método de pesquisa-intervenção cartográfico (Passos; Barros, 2015), busca mapear, junto com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), os sentidos produzidos em torno dos animais marinhos no Cinema, nas Artes Literárias e na Biologia e sua relação com a Biologia da Conservação. A pesquisa se deu por meio de uma oficina com encontros presenciais e/ou remotos com os estudantes, mediados pela pesquisadora, também estudante do referido curso. Ao todo foram 7 encontros semanais ou quinzenais, no período de 25 de abril até 15 de agosto de 2024. Esses encontros também ocorriam de modo assíncrono nos diálogos em grupo de Whatsapp, feito para facilitar o processo de comunicação. A execução das atividades se deu em três períodos: Período de inscrição e explicação do projeto, Período de encontros do grupo e Período de produção artística. A partir do mapeamento realizado, foi possível perceber como o imaginário é moldado por experiências que levam o ser humano a projetar sua realidade sobre elementos que, embora tenham essência própria, sofrem influências de sentidos diversos. Por exemplo, ao pensar na sereia — ser mitológico metade mulher, metade peixe — surge o questionamento: devemos humanizá-la ou animalizá-la? Qual perspectiva seria mais positiva, a que favorece o ser humano ou a natureza? Assim, ao cartografar ideias, cada participante projetou suas experiências e concepções únicas, enriquecendo a discussão. A experiência reforçou o valor dos diversos saberes, além dos científicos, na aprendizagem em ciências e biologia. Cabe ao professor explorar essas questões e compreender como o imaginário e a cultura moldam a forma como percebemos o mundo. Afinal, como seria possível mapear essas inquietações?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19159_TB9147_28102025190852.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VICTORIA BATISTA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Ana Victoria" "autor_email" => "uefs2025anavictoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }