Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESVENDANDO O FUTURO DA TECNOLOGIA” PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128711
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9152
    "inscrito_id" => 16344
    "titulo" => "“INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESVENDANDO O FUTURO DA TECNOLOGIA” PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de um projeto social que visou democratizar o acesso ao conhecimento em Inteligência Artificial (IA) para estudantes do ensino médio de escolas públicas. Através de oficina interativa, os alunos foram expostos aos conceitos básicos de IA, suas aplicações práticas e implicações éticas. O estudo incluiu uma revisão sistemática da literatura para contextualizar os desafios e oportunidades da educação em IA, com foco na redução das desigualdades digitais. Os resultados apontam para o aumento do engajamento dos estudantes e uma compreensão mais profunda das competências digitais e éticas necessárias para o futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16344_TB9152_14102025074122.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUL SANTIAGO PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RAUL"
    "autor_email" => "raul.santiago.pinheiro00@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128711
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9152
    "inscrito_id" => 16344
    "titulo" => "“INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESVENDANDO O FUTURO DA TECNOLOGIA” PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de um projeto social que visou democratizar o acesso ao conhecimento em Inteligência Artificial (IA) para estudantes do ensino médio de escolas públicas. Através de oficina interativa, os alunos foram expostos aos conceitos básicos de IA, suas aplicações práticas e implicações éticas. O estudo incluiu uma revisão sistemática da literatura para contextualizar os desafios e oportunidades da educação em IA, com foco na redução das desigualdades digitais. Os resultados apontam para o aumento do engajamento dos estudantes e uma compreensão mais profunda das competências digitais e éticas necessárias para o futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16344_TB9152_14102025074122.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUL SANTIAGO PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RAUL"
    "autor_email" => "raul.santiago.pinheiro00@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto social que visou democratizar o acesso ao conhecimento em Inteligência Artificial (IA) para estudantes do ensino médio de escolas públicas. Através de oficina interativa, os alunos foram expostos aos conceitos básicos de IA, suas aplicações práticas e implicações éticas. O estudo incluiu uma revisão sistemática da literatura para contextualizar os desafios e oportunidades da educação em IA, com foco na redução das desigualdades digitais. Os resultados apontam para o aumento do engajamento dos estudantes e uma compreensão mais profunda das competências digitais e éticas necessárias para o futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.