AS INTERFACES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128712 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9153 "inscrito_id" => 20164 "titulo" => "AS INTERFACES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL." "resumo" => "A educação brasileira tem sido palco de intensas transformações nas últimas décadas. Governos, frequentemente, propõem políticas públicas e leis com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino, como as avaliações em larga escala. Todavia, nem sempre essas iniciativas alcançam a aplicabilidade desejada, especialmente, porque muitas delas se inserem em uma lógica gerencialista, que prioriza resultados quantitativos em detrimento dos complexos processos educacionais. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um exemplo dessas medidas, pois, ao combinar fatores como o desempenho na prova SAEB e as taxas de evasão escolar, ele traça um panorama do cenário educacional no país. Entretanto, uma análise meramente quantitativa da nota obtida, desacompanhada de uma compreensão qualitativa do perfil dos alunos, pode negligenciar dados cruciais para a formulação de políticas. O gerencialismo inerente a essas avaliações, frequentemente, falha em compreender a realidade multifacetada de Estados e municípios, onde fatores como a violência e desigualdades sociais impactam diretamente o cotidiano escolar e a capacidade de aprendizado dos estudantes. Diante desse cenário, este trabalho procura compreender como os resultados do IDEB influenciam na implementação de políticas públicas, seus parâmetros e métricas; discutir as contribuições de Shiroma e Evangelista (2015), Chapocchi (2017) e Botelho (2021). A metodologia adotada é a revisão bibliográfica e documental. Serão analisados documentos, leis e dados relacionados aos sistemas de avaliações nacionais. Assim, o trabalho questiona se o IDEB é um parâmetro suficiente para mensurar a qualidade da educação brasileira, evidenciando a urgência de estudos aprofundados e críticos sobre os modelos de avaliação em larga escala e seus impactos. 3 em cada 10 brasileiros são considerados analfabetos funcionais. Contudo, dentre os jovens de 15 a 29 anos, os números são menores, com 84% considerados alfabetizados funcionalmente. Em parte, isso se deve a políticas públicas inclusivas, que buscam melhorar a valorização da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20164_TB9153_14102025092224.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAPHAEL RIBEIRO NOVAES" "autor_nome_curto" => "RAPHAEL" "autor_email" => "raphael.rn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128712 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9153 "inscrito_id" => 20164 "titulo" => "AS INTERFACES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL." "resumo" => "A educação brasileira tem sido palco de intensas transformações nas últimas décadas. Governos, frequentemente, propõem políticas públicas e leis com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino, como as avaliações em larga escala. Todavia, nem sempre essas iniciativas alcançam a aplicabilidade desejada, especialmente, porque muitas delas se inserem em uma lógica gerencialista, que prioriza resultados quantitativos em detrimento dos complexos processos educacionais. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um exemplo dessas medidas, pois, ao combinar fatores como o desempenho na prova SAEB e as taxas de evasão escolar, ele traça um panorama do cenário educacional no país. Entretanto, uma análise meramente quantitativa da nota obtida, desacompanhada de uma compreensão qualitativa do perfil dos alunos, pode negligenciar dados cruciais para a formulação de políticas. O gerencialismo inerente a essas avaliações, frequentemente, falha em compreender a realidade multifacetada de Estados e municípios, onde fatores como a violência e desigualdades sociais impactam diretamente o cotidiano escolar e a capacidade de aprendizado dos estudantes. Diante desse cenário, este trabalho procura compreender como os resultados do IDEB influenciam na implementação de políticas públicas, seus parâmetros e métricas; discutir as contribuições de Shiroma e Evangelista (2015), Chapocchi (2017) e Botelho (2021). A metodologia adotada é a revisão bibliográfica e documental. Serão analisados documentos, leis e dados relacionados aos sistemas de avaliações nacionais. Assim, o trabalho questiona se o IDEB é um parâmetro suficiente para mensurar a qualidade da educação brasileira, evidenciando a urgência de estudos aprofundados e críticos sobre os modelos de avaliação em larga escala e seus impactos. 3 em cada 10 brasileiros são considerados analfabetos funcionais. Contudo, dentre os jovens de 15 a 29 anos, os números são menores, com 84% considerados alfabetizados funcionalmente. Em parte, isso se deve a políticas públicas inclusivas, que buscam melhorar a valorização da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20164_TB9153_14102025092224.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAPHAEL RIBEIRO NOVAES" "autor_nome_curto" => "RAPHAEL" "autor_email" => "raphael.rn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }