O USO DO APLICATIVO “SILABANDO” COMO RECURSO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128715 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9161 "inscrito_id" => 5305 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO “SILABANDO” COMO RECURSO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "As tecnologias digitais estão presentes em praticamente todos os espaços da sociedade, e, ao serem incorporadas ao processo educacional, têm trazido benefícios significativos ao ambiente escolar. O surgimento de novas ferramentas tem transformado as práticas pedagógicas, e muitas já conquistaram seu espaço, contribuindo significativamente para o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, destaca-se o aplicativo móvel Silabando, desenvolvido com o objetivo de enriquecer o ensino da leitura e escrita entre os alunos do ciclo de alfabetização. A ferramenta oferece uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado do alfabeto, bem como das silabas simples e complexas, promovendo maior engajamento dos alunos. O objetivo desta pesquisa é demonstrar como o aplicativo Silabando pode ser utilizado como recurso no ensino da leitura e escrita, contribuindo de forma efetiva para o processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, aliada a um plano de ação com intervenção pedagógica na turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Presidente Figueiredo, No Estado do Amazonas. Participaram da intervenção 10 alunos, selecionados com a finalidade de verificar a eficácia do aplicativo no processo da alfabetização. Os resultados apontaram que o aplicativo Silabando é um recurso pedagógico eficiente, capaz de tornar o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso para as crianças que estão no ciclo de alfabetização. Isso reforça a ideia de que, ao brincar, a criança desenvolve suas habilidades, constrói conhecimentos e aprende de forma mais natural e prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5305_TB9161_30102025230900.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MORAES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CRIS MORAES" "autor_email" => "crismoraesferreira@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128715 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9161 "inscrito_id" => 5305 "titulo" => "O USO DO APLICATIVO “SILABANDO” COMO RECURSO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "As tecnologias digitais estão presentes em praticamente todos os espaços da sociedade, e, ao serem incorporadas ao processo educacional, têm trazido benefícios significativos ao ambiente escolar. O surgimento de novas ferramentas tem transformado as práticas pedagógicas, e muitas já conquistaram seu espaço, contribuindo significativamente para o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, destaca-se o aplicativo móvel Silabando, desenvolvido com o objetivo de enriquecer o ensino da leitura e escrita entre os alunos do ciclo de alfabetização. A ferramenta oferece uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado do alfabeto, bem como das silabas simples e complexas, promovendo maior engajamento dos alunos. O objetivo desta pesquisa é demonstrar como o aplicativo Silabando pode ser utilizado como recurso no ensino da leitura e escrita, contribuindo de forma efetiva para o processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, aliada a um plano de ação com intervenção pedagógica na turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Presidente Figueiredo, No Estado do Amazonas. Participaram da intervenção 10 alunos, selecionados com a finalidade de verificar a eficácia do aplicativo no processo da alfabetização. Os resultados apontaram que o aplicativo Silabando é um recurso pedagógico eficiente, capaz de tornar o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso para as crianças que estão no ciclo de alfabetização. Isso reforça a ideia de que, ao brincar, a criança desenvolve suas habilidades, constrói conhecimentos e aprende de forma mais natural e prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5305_TB9161_30102025230900.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MORAES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CRIS MORAES" "autor_email" => "crismoraesferreira@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }