Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO APLICATIVO “SILABANDO” COMO RECURSO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128715
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9161
    "inscrito_id" => 5305
    "titulo" => "O USO DO APLICATIVO “SILABANDO” COMO RECURSO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "As tecnologias digitais estão presentes em praticamente todos os espaços da sociedade, e, ao serem incorporadas ao processo educacional, têm trazido benefícios significativos ao ambiente escolar. O surgimento de novas ferramentas tem transformado as práticas pedagógicas, e muitas já conquistaram seu espaço, contribuindo significativamente para o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, destaca-se o aplicativo móvel Silabando, desenvolvido com o objetivo de enriquecer o ensino da leitura e escrita entre os alunos do ciclo de alfabetização. A ferramenta oferece uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado do alfabeto, bem como das silabas simples e complexas, promovendo maior engajamento dos alunos. O objetivo desta pesquisa é demonstrar como o aplicativo Silabando pode ser utilizado como recurso no ensino da leitura e escrita, contribuindo de forma efetiva para o processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, aliada a um plano de ação com intervenção pedagógica na turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Presidente Figueiredo, No Estado do Amazonas. Participaram da intervenção 10 alunos, selecionados com a finalidade de verificar a eficácia do aplicativo no processo da alfabetização. Os resultados apontaram que o aplicativo Silabando é um recurso pedagógico eficiente, capaz de tornar o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso para as crianças que estão no ciclo de alfabetização. Isso reforça a ideia de que, ao brincar, a criança desenvolve suas habilidades, constrói conhecimentos e aprende de forma mais natural e prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5305_TB9161_30102025230900.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MORAES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRIS MORAES"
    "autor_email" => "crismoraesferreira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128715
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9161
    "inscrito_id" => 5305
    "titulo" => "O USO DO APLICATIVO “SILABANDO” COMO RECURSO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "As tecnologias digitais estão presentes em praticamente todos os espaços da sociedade, e, ao serem incorporadas ao processo educacional, têm trazido benefícios significativos ao ambiente escolar. O surgimento de novas ferramentas tem transformado as práticas pedagógicas, e muitas já conquistaram seu espaço, contribuindo significativamente para o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, destaca-se o aplicativo móvel Silabando, desenvolvido com o objetivo de enriquecer o ensino da leitura e escrita entre os alunos do ciclo de alfabetização. A ferramenta oferece uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado do alfabeto, bem como das silabas simples e complexas, promovendo maior engajamento dos alunos. O objetivo desta pesquisa é demonstrar como o aplicativo Silabando pode ser utilizado como recurso no ensino da leitura e escrita, contribuindo de forma efetiva para o processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, aliada a um plano de ação com intervenção pedagógica na turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Presidente Figueiredo, No Estado do Amazonas. Participaram da intervenção 10 alunos, selecionados com a finalidade de verificar a eficácia do aplicativo no processo da alfabetização. Os resultados apontaram que o aplicativo Silabando é um recurso pedagógico eficiente, capaz de tornar o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso para as crianças que estão no ciclo de alfabetização. Isso reforça a ideia de que, ao brincar, a criança desenvolve suas habilidades, constrói conhecimentos e aprende de forma mais natural e prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5305_TB9161_30102025230900.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MORAES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRIS MORAES"
    "autor_email" => "crismoraesferreira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes em praticamente todos os espaços da sociedade, e, ao serem incorporadas ao processo educacional, têm trazido benefícios significativos ao ambiente escolar. O surgimento de novas ferramentas tem transformado as práticas pedagógicas, e muitas já conquistaram seu espaço, contribuindo significativamente para o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, destaca-se o aplicativo móvel Silabando, desenvolvido com o objetivo de enriquecer o ensino da leitura e escrita entre os alunos do ciclo de alfabetização. A ferramenta oferece uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado do alfabeto, bem como das silabas simples e complexas, promovendo maior engajamento dos alunos. O objetivo desta pesquisa é demonstrar como o aplicativo Silabando pode ser utilizado como recurso no ensino da leitura e escrita, contribuindo de forma efetiva para o processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, aliada a um plano de ação com intervenção pedagógica na turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Presidente Figueiredo, No Estado do Amazonas. Participaram da intervenção 10 alunos, selecionados com a finalidade de verificar a eficácia do aplicativo no processo da alfabetização. Os resultados apontaram que o aplicativo Silabando é um recurso pedagógico eficiente, capaz de tornar o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso para as crianças que estão no ciclo de alfabetização. Isso reforça a ideia de que, ao brincar, a criança desenvolve suas habilidades, constrói conhecimentos e aprende de forma mais natural e prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.