Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do coordenador pedagógico em uma secretaria de educação, a partir da vivência na coordenação da Coordenadoria Pedagógica da Educação Básica (Copeb) da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Parnamirim, município do Rio Grande do Norte. O coordenador pedagógico em uma secretaria de educação tem o desafio de se articular com: a/o Secretária/o de Educação e as/os adjuntas/os; com os coordenadores do outros setores da Secretaria; com a equipe que lidera, ou seja, com os assessores pedagógicos da secretaria; e por fim com os diretores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e professores das unidades de ensino. Além disso, deve estar sempre em autoformação, participando de eventos e de cursos de formação continuada, de aperfeiçoamento e especialização. A Copeb abarca o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivos: avaliar a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino; formar os professores, coordenadores e diretores; e assessorar as escolas nos projetos e programas federais, estaduais e municipais. No eixo avaliação, foram aplicadas as avaliações do Caed nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e no Anos Finais no âmbito do Programa Escola das Adolescências (Proea). No eixo formação continuada, foram realizadas as formações no âmbito do Programa de Formação Continuada em Alfabetização para Profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Alfa) e do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). No eixo assessoria pedagógica, há um diálogo constante com as escolas sobre as avaliações Caed, o CNCA, o Proea, o Pacto EJA, além de outros programas federais como o Programa Escola e Comunidade (Proec) e o Programa Escola em Tempo Integral.

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