DESIGNER GRÁFICO NA EAD: CONTRIBUIÇÕES ESTÉTICAS, FUNCIONAIS E PEDAGÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128724 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9179 "inscrito_id" => 19888 "titulo" => "DESIGNER GRÁFICO NA EAD: CONTRIBUIÇÕES ESTÉTICAS, FUNCIONAIS E PEDAGÓGICAS" "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) tem se expandido de forma significativa nas últimas décadas, exigindo a produção de recursos didáticos que aliem clareza conceitual, acessibilidade e qualidade estética. Nesse cenário, o designer gráfico assume um importante papel na mediação do conhecimento, ao conferir coerência visual, organização informacional e atratividade aos materiais educacionais. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar a importância do designer gráfico no âmbito da EaD, a partir de uma abordagem qualitativa que conjuga a análise documental da Nova Política de Educação a Distância lançada em 2025, com as experiências práticas dos presentes autores em uma instituição de ensino superior. Nessa instituição, o designer gráfico integra um fluxo de trabalho multidisciplinar, conforme demonstrado na literatura, desde o estudo de Braglia (2013), articulando com revisores ortográficos, designers educacionais, profissionais de audiovisual e programadores, o que possibilita uma construção colaborativa e tecnicamente qualificada dos conteúdos. Os resultados evidenciam que a atuação do designer gráfico não se limita à dimensão estética, mas contribui para a estruturação lógica e pedagógica dos materiais, promovendo maior legibilidade, engajamento e acessibilidade de forma colaborativa. A análise revela ainda que o trabalho integrado entre os diferentes profissionais favorece a coerência didático-comunicacional, impactando positivamente na aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que o designer gráfico constitui um elemento estratégico no contexto da EaD, sendo indispensável à consolidação de práticas educacionais inovadoras, interativas e centradas na experiência do usuário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19888_TB9179_14102025211816.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID SANTANA LOPES" "autor_nome_curto" => "DAVID LOPES" "autor_email" => "davidlopes.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128724 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9179 "inscrito_id" => 19888 "titulo" => "DESIGNER GRÁFICO NA EAD: CONTRIBUIÇÕES ESTÉTICAS, FUNCIONAIS E PEDAGÓGICAS" "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) tem se expandido de forma significativa nas últimas décadas, exigindo a produção de recursos didáticos que aliem clareza conceitual, acessibilidade e qualidade estética. Nesse cenário, o designer gráfico assume um importante papel na mediação do conhecimento, ao conferir coerência visual, organização informacional e atratividade aos materiais educacionais. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar a importância do designer gráfico no âmbito da EaD, a partir de uma abordagem qualitativa que conjuga a análise documental da Nova Política de Educação a Distância lançada em 2025, com as experiências práticas dos presentes autores em uma instituição de ensino superior. Nessa instituição, o designer gráfico integra um fluxo de trabalho multidisciplinar, conforme demonstrado na literatura, desde o estudo de Braglia (2013), articulando com revisores ortográficos, designers educacionais, profissionais de audiovisual e programadores, o que possibilita uma construção colaborativa e tecnicamente qualificada dos conteúdos. Os resultados evidenciam que a atuação do designer gráfico não se limita à dimensão estética, mas contribui para a estruturação lógica e pedagógica dos materiais, promovendo maior legibilidade, engajamento e acessibilidade de forma colaborativa. A análise revela ainda que o trabalho integrado entre os diferentes profissionais favorece a coerência didático-comunicacional, impactando positivamente na aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que o designer gráfico constitui um elemento estratégico no contexto da EaD, sendo indispensável à consolidação de práticas educacionais inovadoras, interativas e centradas na experiência do usuário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19888_TB9179_14102025211816.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID SANTANA LOPES" "autor_nome_curto" => "DAVID LOPES" "autor_email" => "davidlopes.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }