ENGENHARIA CIVIL A SERVIÇO DA INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM EQUOTERAPIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128732 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9197 "inscrito_id" => 20265 "titulo" => "ENGENHARIA CIVIL A SERVIÇO DA INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM EQUOTERAPIA" "resumo" => "O projeto de extensão “Equoterapia Inclusiva” foi desenvolvido por estudantes do curso de graduação em Engenharia Civil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com o objetivo de promover a inclusão social e a melhoria das condições terapêuticas oferecidas a crianças e adolescentes com deficiência, atendidos no picadeiro de equoterapia da Polícia Militar de Santa Catarina, em São José/SC. A partir do contato direto com a comunidade atendida e com os profissionais da equoterapia, foram identificadas limitações estruturais que comprometiam o conforto, a acessibilidade e a concentração dos usuários durante as sessões. Com base nesse diagnóstico, os estudantes elaboraram soluções técnicas nas áreas de arquitetura, estruturas, irrigação e mobilidade, com foco na redução de estímulos visuais externos, adequação de acessos e melhoria do ambiente terapêutico. Os projetos foram desenvolvidos com o uso de ferramentas digitais como AutoCAD e Revit, além da observância das normas técnicas de acessibilidade (NBR 9050). A proposta permitiu integrar conhecimentos acadêmicos à resolução de demandas sociais concretas, contribuindo tanto para a formação cidadã e técnica dos discentes quanto para o fortalecimento dos laços entre o IFSC e a comunidade. Ao valorizar o sujeito com deficiência como protagonista e ao promover um ambiente mais inclusivo, o projeto evidencia a extensão como instrumento educativo e de transformação social, articulando saberes técnicos e compromisso ético com os direitos humanos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20265_TB9197_20102025160807.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA GUARDA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.albuquerque@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128732 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9197 "inscrito_id" => 20265 "titulo" => "ENGENHARIA CIVIL A SERVIÇO DA INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM EQUOTERAPIA" "resumo" => "O projeto de extensão “Equoterapia Inclusiva” foi desenvolvido por estudantes do curso de graduação em Engenharia Civil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com o objetivo de promover a inclusão social e a melhoria das condições terapêuticas oferecidas a crianças e adolescentes com deficiência, atendidos no picadeiro de equoterapia da Polícia Militar de Santa Catarina, em São José/SC. A partir do contato direto com a comunidade atendida e com os profissionais da equoterapia, foram identificadas limitações estruturais que comprometiam o conforto, a acessibilidade e a concentração dos usuários durante as sessões. Com base nesse diagnóstico, os estudantes elaboraram soluções técnicas nas áreas de arquitetura, estruturas, irrigação e mobilidade, com foco na redução de estímulos visuais externos, adequação de acessos e melhoria do ambiente terapêutico. Os projetos foram desenvolvidos com o uso de ferramentas digitais como AutoCAD e Revit, além da observância das normas técnicas de acessibilidade (NBR 9050). A proposta permitiu integrar conhecimentos acadêmicos à resolução de demandas sociais concretas, contribuindo tanto para a formação cidadã e técnica dos discentes quanto para o fortalecimento dos laços entre o IFSC e a comunidade. Ao valorizar o sujeito com deficiência como protagonista e ao promover um ambiente mais inclusivo, o projeto evidencia a extensão como instrumento educativo e de transformação social, articulando saberes técnicos e compromisso ético com os direitos humanos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20265_TB9197_20102025160807.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA GUARDA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.albuquerque@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }