Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO: MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EPT

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128734
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9200
    "inscrito_id" => 20300
    "titulo" => "SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO: MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EPT"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um estudo de natureza teórico-prática que investiga as percepções de docentes de Língua Portuguesa, atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), acerca de sua formação continuada e da relação desta com a abordagem dos multiletramentos em sala de aula. Fundamentada nos princípios que estruturam a EPT, o trabalho como eixo educativo e a formação humana integral, a investigação considera os multiletramentos como uma via para ampliar os modos de leitura e produção de sentido, incorporando práticas linguísticas diversas, que extrapolam os modelos escolares tradicionais. O objetivo central foi compreender como a formação docente se articula às práticas pedagógicas mediadas pelos multiletramentos no contexto do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Paulo Batista Machado, Senhor do Bonfim - BA. Com aporte teórico em autores como Freire (1980, 1985, 1996), Soares (1981, 1999, 2004), Street (1984), Kleiman (1995, 2001, 2007), Gatti (1997), Rojo (2012, 2013), Moura (2014) e Ramos (2014), adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando a pesquisa de campo com viés etnográfico. O estudo foi realizado com dois docentes que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), no referido CEEP. A produção de dados envolveu observação direta em sala de aula, diário de campo, questionários com perguntas abertas, produção de memoriais acadêmicos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam a importância da formação continuada no fortalecimento das práticas pedagógicas com multiletramentos, destacando o papel das tecnologias na promoção de aprendizagens significativas que integrem, de forma crítica e reflexiva, os saberes escolares e o mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20300_TB9200_29102025211837.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINEIDE VITOR COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDINEIDE"
    "autor_email" => "edneidevitor@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128734
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9200
    "inscrito_id" => 20300
    "titulo" => "SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO: MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EPT"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um estudo de natureza teórico-prática que investiga as percepções de docentes de Língua Portuguesa, atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), acerca de sua formação continuada e da relação desta com a abordagem dos multiletramentos em sala de aula. Fundamentada nos princípios que estruturam a EPT, o trabalho como eixo educativo e a formação humana integral, a investigação considera os multiletramentos como uma via para ampliar os modos de leitura e produção de sentido, incorporando práticas linguísticas diversas, que extrapolam os modelos escolares tradicionais. O objetivo central foi compreender como a formação docente se articula às práticas pedagógicas mediadas pelos multiletramentos no contexto do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Paulo Batista Machado, Senhor do Bonfim - BA. Com aporte teórico em autores como Freire (1980, 1985, 1996), Soares (1981, 1999, 2004), Street (1984), Kleiman (1995, 2001, 2007), Gatti (1997), Rojo (2012, 2013), Moura (2014) e Ramos (2014), adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando a pesquisa de campo com viés etnográfico. O estudo foi realizado com dois docentes que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), no referido CEEP. A produção de dados envolveu observação direta em sala de aula, diário de campo, questionários com perguntas abertas, produção de memoriais acadêmicos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam a importância da formação continuada no fortalecimento das práticas pedagógicas com multiletramentos, destacando o papel das tecnologias na promoção de aprendizagens significativas que integrem, de forma crítica e reflexiva, os saberes escolares e o mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20300_TB9200_29102025211837.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINEIDE VITOR COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDINEIDE"
    "autor_email" => "edneidevitor@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo de natureza teórico-prática que investiga as percepções de docentes de Língua Portuguesa, atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), acerca de sua formação continuada e da relação desta com a abordagem dos multiletramentos em sala de aula. Fundamentada nos princípios que estruturam a EPT, o trabalho como eixo educativo e a formação humana integral, a investigação considera os multiletramentos como uma via para ampliar os modos de leitura e produção de sentido, incorporando práticas linguísticas diversas, que extrapolam os modelos escolares tradicionais. O objetivo central foi compreender como a formação docente se articula às práticas pedagógicas mediadas pelos multiletramentos no contexto do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Paulo Batista Machado, Senhor do Bonfim - BA. Com aporte teórico em autores como Freire (1980, 1985, 1996), Soares (1981, 1999, 2004), Street (1984), Kleiman (1995, 2001, 2007), Gatti (1997), Rojo (2012, 2013), Moura (2014) e Ramos (2014), adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando a pesquisa de campo com viés etnográfico. O estudo foi realizado com dois docentes que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), no referido CEEP. A produção de dados envolveu observação direta em sala de aula, diário de campo, questionários com perguntas abertas, produção de memoriais acadêmicos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam a importância da formação continuada no fortalecimento das práticas pedagógicas com multiletramentos, destacando o papel das tecnologias na promoção de aprendizagens significativas que integrem, de forma crítica e reflexiva, os saberes escolares e o mundo do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.