EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRÍCULO NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE ANDORINHA: OLHARES E PROPOSIÇÕES INSURGENTES
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Os objetivos são identificar como essas peculiaridades se refletem no currículo da escola; investigar a concepção de educação presente no Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relação com o currículo; mapear os marcos legais, teóricos e metodológicos que orientam a Educação do Campo; e analisar como a formação docente contribui para a organização de um currículo que contemple o contexto campesino, materializado pela (re)elaboração do PPP. A pesquisa envolveu professores, equipe gestora e coordenação pedagógica da unidade escolar, que atende alunos do Ensino Médio, nas modalidades seriada e Educação de Jovens e Adultos, majoritariamente filhos de agricultores. O referencial teórico fundamenta-se em concepções de currículo, Educação do Campo, organização do trabalho pedagógico e PPP. Metodologicamente, adotou-se o materialismo histórico-dialético, que possibilita uma visão crítica e contextualizada do fenômeno, com uso de análise documental e grupos focais como técnicas de coleta de dados. De caráter qualitativo, exploratório e pesquisa-ação, a análise de conteúdo foi utilizada para tratar os dados. A partir dos resultados, elaborou-se, em conjunto com a coordenação, um cronograma para discussões sobre currículo, Educação do Campo e organização do trabalho pedagógico, culminando na (re)elaboração do PPP. Os grupos focais revelaram tanto contradições quanto possibilidades, destacando o compromisso e o esforço coletivo da comunidade escolar para adaptar práticas pedagógicas e curriculares às demandas e princípios da Educação do Campo, tornando a escola um espaço aberto ao diálogo e às propostas da militância educacional do campo." 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