A ARTE URBANA COMO FOMENTO À VALORIZAÇÃO CULTURAL E AMBIENTAL DO VALE DO CATIMBAU
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128737 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9203 "inscrito_id" => 1276 "titulo" => "A ARTE URBANA COMO FOMENTO À VALORIZAÇÃO CULTURAL E AMBIENTAL DO VALE DO CATIMBAU" "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência interdisciplinar realizada com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professora Telma Maria Leandro de Sousa, localizada em Palmares -PE, que integra a arte urbana, educação ambiental e valorização do patrimônio cultural. A abordagem do projeto teve como fomento uma excursão educativa ao Vale do Catimbau, uma área de proteção ambiental no sertão pernambucano, rica em aspectos geológicos, ecológicos e simbólicos. A proposta fundamentou-se em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, baseada nos princípios da metodologia ativa e na análise crítica da paisagem local, utilizando a linguagem visual e simbólica. A aplicação da proposta ocorreu por meio de estratégias que incentivaram a autonomia dos alunos, sendo a coleta de dados realizada através de registros fotográficos, observações participantes e relatos orais. Durante a vivência, alunos e professores tiveram a oportunidade de observar a vegetação da caatinga, a fauna local e os vestígios de pinturas rupestres, o que proporcionou uma imersão educativa e sensível. Após esse momento, os alunos foram incentivados a interpretar artisticamente o que presenciaram. Além dos conteúdos abordados em sala de aula sobre Arte Urbana, como continuidade da proposta, foi realizada uma oficina com o artista plástico Paulo Profeta, no espaço do Instituto de Belas Artes Vale do Una - IBAVALEUNA em Palmares, onde os estudantes aprenderam noções básicas de pintura e composições visuais, criando obras com cores, formas e símbolos inspirados nas pinturas rupestres e características do Vale do Catimbau, tendo como suporte artístico guarda-chuvas. Essas produções foram apresentadas no desfile cívico de 7 de setembro de 2023, em Palmares, por meio de uma exposição visual. A experiência demonstrou que a arte urbana, articulada à educação ambiental, pode se constituir como uma ferramenta potente de expressão de identidades e de valorização do espaço cultural e da preservação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1276_TB9203_19102025151306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PEREIRA ALMEIDA LINS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandrapereiraalmeida@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128737 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9203 "inscrito_id" => 1276 "titulo" => "A ARTE URBANA COMO FOMENTO À VALORIZAÇÃO CULTURAL E AMBIENTAL DO VALE DO CATIMBAU" "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência interdisciplinar realizada com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professora Telma Maria Leandro de Sousa, localizada em Palmares -PE, que integra a arte urbana, educação ambiental e valorização do patrimônio cultural. A abordagem do projeto teve como fomento uma excursão educativa ao Vale do Catimbau, uma área de proteção ambiental no sertão pernambucano, rica em aspectos geológicos, ecológicos e simbólicos. A proposta fundamentou-se em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, baseada nos princípios da metodologia ativa e na análise crítica da paisagem local, utilizando a linguagem visual e simbólica. A aplicação da proposta ocorreu por meio de estratégias que incentivaram a autonomia dos alunos, sendo a coleta de dados realizada através de registros fotográficos, observações participantes e relatos orais. Durante a vivência, alunos e professores tiveram a oportunidade de observar a vegetação da caatinga, a fauna local e os vestígios de pinturas rupestres, o que proporcionou uma imersão educativa e sensível. Após esse momento, os alunos foram incentivados a interpretar artisticamente o que presenciaram. Além dos conteúdos abordados em sala de aula sobre Arte Urbana, como continuidade da proposta, foi realizada uma oficina com o artista plástico Paulo Profeta, no espaço do Instituto de Belas Artes Vale do Una - IBAVALEUNA em Palmares, onde os estudantes aprenderam noções básicas de pintura e composições visuais, criando obras com cores, formas e símbolos inspirados nas pinturas rupestres e características do Vale do Catimbau, tendo como suporte artístico guarda-chuvas. Essas produções foram apresentadas no desfile cívico de 7 de setembro de 2023, em Palmares, por meio de uma exposição visual. A experiência demonstrou que a arte urbana, articulada à educação ambiental, pode se constituir como uma ferramenta potente de expressão de identidades e de valorização do espaço cultural e da preservação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1276_TB9203_19102025151306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PEREIRA ALMEIDA LINS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandrapereiraalmeida@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }