ECOVOZES: SOLUÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128740 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9207 "inscrito_id" => 19878 "titulo" => "ECOVOZES: SOLUÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O projeto Ecovozes foi criado para sensibilizar estudantes de uma escola pública na cidade de Teresina/PI, mostrando que a conservação do meio ambiente não se restringe à natureza, mas está fortemente relacionada à qualidade do ambiente que se vive e à proteção do patrimônio, incluindo o escolar. Esta conscientização vai além de uma ação ambiental, é um investimento em educação que transforma a escola em um espaço vivo de aprendizagem e cuidado, alinhado à missão de formar cidadãos éticos, críticos e comprometidos com o espaço que frequentam. O trabalho desenvolvido é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso pesquisa-ação, segundo Moreira (2011). A pesquisa foi organizada em quatro etapas, a saber: observação do ambiente escolar e registro fotográfico pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental II, acompanhados pela professora de Ciências da escola e dos licenciandos do PIBID de Ciências da Natureza da UFPI; análise das fotografias seguida de discussão em uma roda de conversa sobre os problemas encontrados; e por fim, a divulgação das possíveis soluções para situações identificadas. O estudo revelou que é possível ampliar a percepção dos estudantes para a melhoria do ambiente escolar por meio da mudança de suas atitudes. Reforçou que a valorização da escola permite que tenham um ambiente adequado, além de resguardarem o patrimônio escolar. Essa atividade permitiu que os estudantes assumissem o papel de protagonistas ao analisarem o problema, compreendendo o impacto de suas atitudes na conservação do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19878_TB9207_30102025210227.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DOMINGUES DOWSLEY" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jdowsley@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128740 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9207 "inscrito_id" => 19878 "titulo" => "ECOVOZES: SOLUÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O projeto Ecovozes foi criado para sensibilizar estudantes de uma escola pública na cidade de Teresina/PI, mostrando que a conservação do meio ambiente não se restringe à natureza, mas está fortemente relacionada à qualidade do ambiente que se vive e à proteção do patrimônio, incluindo o escolar. Esta conscientização vai além de uma ação ambiental, é um investimento em educação que transforma a escola em um espaço vivo de aprendizagem e cuidado, alinhado à missão de formar cidadãos éticos, críticos e comprometidos com o espaço que frequentam. O trabalho desenvolvido é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso pesquisa-ação, segundo Moreira (2011). A pesquisa foi organizada em quatro etapas, a saber: observação do ambiente escolar e registro fotográfico pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental II, acompanhados pela professora de Ciências da escola e dos licenciandos do PIBID de Ciências da Natureza da UFPI; análise das fotografias seguida de discussão em uma roda de conversa sobre os problemas encontrados; e por fim, a divulgação das possíveis soluções para situações identificadas. O estudo revelou que é possível ampliar a percepção dos estudantes para a melhoria do ambiente escolar por meio da mudança de suas atitudes. Reforçou que a valorização da escola permite que tenham um ambiente adequado, além de resguardarem o patrimônio escolar. Essa atividade permitiu que os estudantes assumissem o papel de protagonistas ao analisarem o problema, compreendendo o impacto de suas atitudes na conservação do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19878_TB9207_30102025210227.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DOMINGUES DOWSLEY" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jdowsley@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }