Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA MEDIAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS INCLUSIVOS COM TECNOLOGIAS ADAPTATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128745
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9215
    "inscrito_id" => 6359
    "titulo" => "PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA MEDIAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS INCLUSIVOS COM TECNOLOGIAS ADAPTATIVAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um framework conceitual voltado ao apoio das práticas de ensino em ambientes de aprendizagem heterogêneos por meio do uso de tecnologias adaptativas. Fundamentado nas teorias de Skinner, Schunk, Valente e Vigotski, propõe diretrizes para a personalização da aprendizagem e a mediação pedagógica inclusiva, sem a necessidade de validação empírica. O modelo contribui para a formação docente com base em evidências conceituais e pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6359_TB9215_14102025135157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA MARIA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SOUZA"
    "autor_email" => "professora.anaclaudiasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128745
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9215
    "inscrito_id" => 6359
    "titulo" => "PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA MEDIAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS INCLUSIVOS COM TECNOLOGIAS ADAPTATIVAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um framework conceitual voltado ao apoio das práticas de ensino em ambientes de aprendizagem heterogêneos por meio do uso de tecnologias adaptativas. Fundamentado nas teorias de Skinner, Schunk, Valente e Vigotski, propõe diretrizes para a personalização da aprendizagem e a mediação pedagógica inclusiva, sem a necessidade de validação empírica. O modelo contribui para a formação docente com base em evidências conceituais e pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6359_TB9215_14102025135157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA MARIA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SOUZA"
    "autor_email" => "professora.anaclaudiasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um framework conceitual voltado ao apoio das práticas de ensino em ambientes de aprendizagem heterogêneos por meio do uso de tecnologias adaptativas. Fundamentado nas teorias de Skinner, Schunk, Valente e Vigotski, propõe diretrizes para a personalização da aprendizagem e a mediação pedagógica inclusiva, sem a necessidade de validação empírica. O modelo contribui para a formação docente com base em evidências conceituais e pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.