O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA INTEGRAL
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Destaca-se a escola como espaço de construção de saberes e de socialização, ressaltando o papel do Coordenador Pedagógico na mediação das práticas educativas frente aos novos paradigmas da educação. O objetivo principal do estudo é refletir sobre a prática pedagógica desse profissional no ambiente escolar, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento docente e para a efetivação de uma educação de qualidade. A metodologia adotada é qualitativa, com a utilização do estudo de caso como estratégia investigativa, tendo como instrumentos a observação e a entrevista semiestruturada. O embasamento teórico foi construído com base em autores como Franco (2008), Lück (2002), entre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam que o Coordenador Pedagógico desempenha uma função estratégica e essencial na escola, promovendo ações que favorecem a reflexão dos professores sobre sua prática, a análise crítica dos acontecimentos cotidianos e o compartilhamento de experiências. 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