A PRÁXIS EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS ENTRE A ESCOLA TERRA NOVA, O MAB E O TRABALHO COOPERADO
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A pesquisa teve como foco a Escola Estadual Terra Nova, em Mato Grosso, que adota a Metodologia da Alternância. A proposta pedagógica da escola entende a Educação do Campo como um campo de lutas, onde a formação humana e a emancipação política são construídas na práxis, a partir de saberes acadêmicos e das experiências dos movimentos sociais. O estudo demonstra como a escola, ao valorizar o trabalho cooperado como princípio educativo, contribui para a formação de uma consciência crítica e a compreensão das contradições da sociedade. Essa práxis formativa se alinha diretamente às lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que é parte essencial dos processos educativos vivenciados pelos sujeitos pesquisados. A análise da alienação e exploração, fundamentada nas críticas de Marx e Engels, é complementada pela experiência concreta dos atingidos, que se organizam em um movimento social para resistir e construir uma nova forma de vida. 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