DA DIFICULDADE À DESCOBERTA: PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NO REFORÇO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128750 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9227 "inscrito_id" => 15417 "titulo" => "DA DIFICULDADE À DESCOBERTA: PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NO REFORÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo relata uma experiência desenvolvida no reforço escolar com estudantes do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, localizada em Presidente Figueiredo/AM, durante o ano letivo de 2024. A iniciativa nasceu da escuta atenta e da observação cotidiana em sala de aula, que evidenciavam as dificuldades enfrentadas por algumas crianças em relação ao processo de aprendizagem, especialmente nas áreas de leitura, escrita e matemática. Muitas delas demonstravam sentimento de frustração, baixa autoestima e desmotivação, o que comprometia não apenas o desempenho acadêmico, mas também o vínculo com o ambiente escolar. As atividades aconteceram em horários alternativos ao turno regular, com grupos reduzidos, o que possibilitou um acompanhamento mais individualizado. A proposta pedagógica adotou uma abordagem lúdica e afetiva, com o uso de jogos educativos, dinâmicas interativas, leitura em conjunto, produção de textos autorais e desafios matemáticos contextualizados. Todo o planejamento considerou o ritmo de aprendizagem de cada aluno, com foco na escuta, no incentivo à autonomia e no fortalecimento da confiança individual. Além dos avanços acadêmicos visíveis em aspectos como maior domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas matemáticos, foi possível perceber mudanças significativas no comportamento dos estudantes: tornaram-se mais participativos nas aulas regulares, demonstraram mais segurança ao responder perguntas e passaram a se reconhecer como sujeitos capazes de aprender. A afetividade, presente nas relações estabelecidas durante o reforço, foi fundamental para esse processo. A experiência mostrou que o reforço escolar, quando desenvolvido com intencionalidade pedagógica, sensibilidade humana e criatividade metodológica, tem o poder de transformar desafios em descobertas. Mais do que melhorar notas, ele reencanta os estudantes com o ato de aprender e fortalece o papel da escola como espaço de pertencimento, equidade e esperança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15417_TB9227_30102025224540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLETE SOUZA DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ARLETE SOUZA" "autor_email" => "arlete_presidente@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128750 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9227 "inscrito_id" => 15417 "titulo" => "DA DIFICULDADE À DESCOBERTA: PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NO REFORÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo relata uma experiência desenvolvida no reforço escolar com estudantes do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, localizada em Presidente Figueiredo/AM, durante o ano letivo de 2024. A iniciativa nasceu da escuta atenta e da observação cotidiana em sala de aula, que evidenciavam as dificuldades enfrentadas por algumas crianças em relação ao processo de aprendizagem, especialmente nas áreas de leitura, escrita e matemática. Muitas delas demonstravam sentimento de frustração, baixa autoestima e desmotivação, o que comprometia não apenas o desempenho acadêmico, mas também o vínculo com o ambiente escolar. As atividades aconteceram em horários alternativos ao turno regular, com grupos reduzidos, o que possibilitou um acompanhamento mais individualizado. A proposta pedagógica adotou uma abordagem lúdica e afetiva, com o uso de jogos educativos, dinâmicas interativas, leitura em conjunto, produção de textos autorais e desafios matemáticos contextualizados. Todo o planejamento considerou o ritmo de aprendizagem de cada aluno, com foco na escuta, no incentivo à autonomia e no fortalecimento da confiança individual. Além dos avanços acadêmicos visíveis em aspectos como maior domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas matemáticos, foi possível perceber mudanças significativas no comportamento dos estudantes: tornaram-se mais participativos nas aulas regulares, demonstraram mais segurança ao responder perguntas e passaram a se reconhecer como sujeitos capazes de aprender. A afetividade, presente nas relações estabelecidas durante o reforço, foi fundamental para esse processo. A experiência mostrou que o reforço escolar, quando desenvolvido com intencionalidade pedagógica, sensibilidade humana e criatividade metodológica, tem o poder de transformar desafios em descobertas. Mais do que melhorar notas, ele reencanta os estudantes com o ato de aprender e fortalece o papel da escola como espaço de pertencimento, equidade e esperança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15417_TB9227_30102025224540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLETE SOUZA DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ARLETE SOUZA" "autor_email" => "arlete_presidente@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }