OS IMPACTOS DO USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE RIO LARGO QUE ATENDEM A ETAPA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128752 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9229 "inscrito_id" => 20292 "titulo" => "OS IMPACTOS DO USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE RIO LARGO QUE ATENDEM A ETAPA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS." "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, que teve como objetivo analisar como o livro didático contribui para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas municipais de Rio Largo (AL), com foco no Ensino Fundamental Anos Finais. A investigação partiu da constatação de que, embora o livro didático seja amplamente distribuído por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), sua utilização em sala de aula nem sempre ocorre de forma planejada, crítica e contextualizada. O referencial teórico baseia-se em autores como Libâneo (2013), que discute o papel dos recursos didáticos no processo educativo; Soares (2002), que aborda a função social do livro didático; e Freire (1996), que enfatiza a mediação docente crítica. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a professores, coordenadores pedagógicos e estudantes de oito escolas da rede municipal. Os resultados indicam que, embora o livro seja valorizado como ferramenta essencial, há desafios quanto à formação docente para seu uso crítico e à limitação de conteúdos descontextualizados da realidade local. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar mais estratégico para a seleção, uso e mediação do livro didático, articulado a políticas de formação continuada, como forma de potencializar sua contribuição para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20292_TB9229_16102025102305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH DE CASSIA DOS SANTOS BRANDAO" "autor_nome_curto" => "RUTH DE CÁSSIA" "autor_email" => "kassia236@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128752 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9229 "inscrito_id" => 20292 "titulo" => "OS IMPACTOS DO USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE RIO LARGO QUE ATENDEM A ETAPA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS." "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, que teve como objetivo analisar como o livro didático contribui para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas municipais de Rio Largo (AL), com foco no Ensino Fundamental Anos Finais. A investigação partiu da constatação de que, embora o livro didático seja amplamente distribuído por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), sua utilização em sala de aula nem sempre ocorre de forma planejada, crítica e contextualizada. O referencial teórico baseia-se em autores como Libâneo (2013), que discute o papel dos recursos didáticos no processo educativo; Soares (2002), que aborda a função social do livro didático; e Freire (1996), que enfatiza a mediação docente crítica. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a professores, coordenadores pedagógicos e estudantes de oito escolas da rede municipal. Os resultados indicam que, embora o livro seja valorizado como ferramenta essencial, há desafios quanto à formação docente para seu uso crítico e à limitação de conteúdos descontextualizados da realidade local. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar mais estratégico para a seleção, uso e mediação do livro didático, articulado a políticas de formação continuada, como forma de potencializar sua contribuição para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20292_TB9229_16102025102305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH DE CASSIA DOS SANTOS BRANDAO" "autor_nome_curto" => "RUTH DE CÁSSIA" "autor_email" => "kassia236@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }