Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DO USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE RIO LARGO QUE ATENDEM A ETAPA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, que teve como objetivo analisar como o livro didático contribui para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas municipais de Rio Largo (AL), com foco no Ensino Fundamental Anos Finais. A investigação partiu da constatação de que, embora o livro didático seja amplamente distribuído por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), sua utilização em sala de aula nem sempre ocorre de forma planejada, crítica e contextualizada. O referencial teórico baseia-se em autores como Libâneo (2013), que discute o papel dos recursos didáticos no processo educativo; Soares (2002), que aborda a função social do livro didático; e Freire (1996), que enfatiza a mediação docente crítica. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a professores, coordenadores pedagógicos e estudantes de oito escolas da rede municipal. Os resultados indicam que, embora o livro seja valorizado como ferramenta essencial, há desafios quanto à formação docente para seu uso crítico e à limitação de conteúdos descontextualizados da realidade local. A pesquisa evidencia a necessidade de um olhar mais estratégico para a seleção, uso e mediação do livro didático, articulado a políticas de formação continuada, como forma de potencializar sua contribuição para uma aprendizagem significativa.

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