Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA ÁREA DA SAÚDE: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO PRÉVIA DO PROFESSOR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A introdução de um Programa de Desenvolvimento para professores nos cursos de Medicina foi um importante diferencial na educação médica dos últimos anos. O aprimoramento de competências relacionadas ao ensino, a avaliação e a pesquisa têm refletido de forma significativa no desempenho acadêmico dos discentes. Nesse contexto, o Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), vinculado a Diretoria Adjunta de Ensino de uma instituição pública do estado de São Paulo, foi criado para promover a capacitação e o treinamento dos professores e preceptores que atuam nos seus cursos de graduação, visando a educação permanente. Como ação institucional, o NDD realizou em janeiro de 2025 um estudo prévio de percepção docente visando a implementação do curso Módulo Básico, considerando as novas tendências da pedagogia e da tecnologia, sendo destinado a preceptores e professores da faculdade. Formulários do Google foram disponibilizados para 26 docentes convidados, objetivando verificar a percepção quanto as suas fortalezas e dificuldades no cotidiano de ensino, sua expectativa em relação ao Programa de Desenvolvimento Docente (PDD), assim como o mesmo poderia auxiliá-los na melhoria da qualidade das aulas. Os dados resultantes dos questionários respondidos foram analisados e os resultados encontrados indicaram uma alta percepção da importância do programa. Além disso, as respostas referentes as necessidades reais dos profissionais envolvidos indicaram as áreas temáticas de didática e metodologias, relação docente - discente e a avaliação como importantes para o desenvolvimento do curso. Os convidados também destacaram que a participação no referido módulo teria o tempo individual disponível como um fator limitante. A análise da experiência revelou que a metodologia e a logística de desenvolvimento pedagógico do PDD deve ser pensada e organizada de modo a contemplar as demandas e necessidades dos docentes participantes, aproximando teoria e prática em momentos síncronos e assíncronos.

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