Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOMENCLATURA BINOMIAL: UM RELATO DE ATIVIDADE UTILIZANDO A ABORDAGEM DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A “Nomenclatura Binomial” faz parte dos conteúdos a serem abordados nas aulas de Biologia no ensino médio, para compreender a organização e as características das diversas formas de vida. A fim de possibilitar o entendimento deste conteúdo, foi elaborada e colocada em prática, com estudantes de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma Escola Técnica de Pernambuco, a presente atividade, baseada na BNCC (2108), no Currículo de Pernambuco (2021) e nos trabalhos de Carvalho (2013) e Sasseron (2015). Foi utilizada a abordagem metodológica do “Ensino por Investigação” com aplicação de “Sequência de Ensino Investigativo”, abrangendo três aulas de cinquenta minutos. A primeira aula iniciou-se com uma atividade motivadora, na qual os estudantes trouxeram exemplares de bichos de pelúcia para organizá-los de acordo com suas características biológicas, para compreensão da importância da taxonomia dos seres vivos. Em seguida, foi apresentada a pergunta norteadora sobre os nomes pelos quais a macaxeira (Manihot sculenta) é conhecida popularmente, cujo levantamento foi acrescentado da proposição de um nome comum, sendo as informações compiladas em uma tabela. Na segunda aula foi apresentado o vídeo “A Lenda da Mandioca”, seguido de estudo dirigido sobre as regras do sistema de classificação binomial das categorias taxonômicas dos seres vivos, reforçado em pesquisa utilizando livros didáticos. Foram destacados os critérios científicos utilizados; quais as categorias taxonômicas básicas, além da anotação da nomenclatura binomial de outras espécies. Na terceira aula, foi observada a comunicação e interpretação dos dados da pesquisa com respostas a um questionário coletivo, partindo da pergunta norteadora. A atividade favoreceu a compreensão conceitual, o entendimento da organização sistemática das espécies, da pesquisa e investigação com busca de informações confiáveis e análise de dados de forma crítica, incentivando o protagonismo estudantil e disseminação do conhecimento científico, para alcance dos objetivos da atividade.

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