DO TEXTO À REALIDADE: A LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E REFLEXÃO SOCIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128758 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9241 "inscrito_id" => 5007 "titulo" => "DO TEXTO À REALIDADE: A LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E REFLEXÃO SOCIAL" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um relato de experiência sobre como a leitura de contos literários com temáticas vinculadas à vulnerabilidade social pode favorecer o desenvolvimento das competências leitora e escritora de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, em uma escola localizada na periferia de Queimadas–PB. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática baseada no conto “Um Cinturão”, de Graciliano Ramos. Partindo da premissa de que o contato com obras literárias que dialogam com situações de opressão, medo e desigualdade pode estimular o engajamento dos alunos com a leitura, a iniciativa busca formar leitores críticos e conscientes de sua realidade social. Os resultados demonstram que os estudantes reagiram com entusiasmo e identificação às leituras realizadas em sala de aula, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do letramento crítico e para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5007_TB9241_20102025205035.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOCELIA DE LIRA RAMALHO" "autor_nome_curto" => "Maria Jocelia" "autor_email" => "mjocliraramalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128758 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9241 "inscrito_id" => 5007 "titulo" => "DO TEXTO À REALIDADE: A LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E REFLEXÃO SOCIAL" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um relato de experiência sobre como a leitura de contos literários com temáticas vinculadas à vulnerabilidade social pode favorecer o desenvolvimento das competências leitora e escritora de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, em uma escola localizada na periferia de Queimadas–PB. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática baseada no conto “Um Cinturão”, de Graciliano Ramos. Partindo da premissa de que o contato com obras literárias que dialogam com situações de opressão, medo e desigualdade pode estimular o engajamento dos alunos com a leitura, a iniciativa busca formar leitores críticos e conscientes de sua realidade social. Os resultados demonstram que os estudantes reagiram com entusiasmo e identificação às leituras realizadas em sala de aula, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do letramento crítico e para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5007_TB9241_20102025205035.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOCELIA DE LIRA RAMALHO" "autor_nome_curto" => "Maria Jocelia" "autor_email" => "mjocliraramalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }