Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO TEXTO À REALIDADE: A LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E REFLEXÃO SOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128758
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9241
    "inscrito_id" => 5007
    "titulo" => "DO TEXTO À REALIDADE: A LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E REFLEXÃO SOCIAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um relato de experiência sobre como a leitura de contos literários com temáticas vinculadas à vulnerabilidade social pode favorecer o desenvolvimento das competências leitora e escritora de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, em uma escola localizada na periferia de Queimadas–PB. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática baseada no conto “Um Cinturão”, de Graciliano Ramos. Partindo da premissa de que o contato com obras literárias que dialogam com situações de opressão, medo e desigualdade pode estimular o engajamento dos alunos com a leitura, a iniciativa busca formar leitores críticos e conscientes de sua realidade social. Os resultados demonstram que os estudantes reagiram com entusiasmo e identificação às leituras realizadas em sala de aula, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do letramento crítico e para uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5007_TB9241_20102025205035.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOCELIA DE LIRA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Jocelia"
    "autor_email" => "mjocliraramalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128758
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9241
    "inscrito_id" => 5007
    "titulo" => "DO TEXTO À REALIDADE: A LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E REFLEXÃO SOCIAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um relato de experiência sobre como a leitura de contos literários com temáticas vinculadas à vulnerabilidade social pode favorecer o desenvolvimento das competências leitora e escritora de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, em uma escola localizada na periferia de Queimadas–PB. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática baseada no conto “Um Cinturão”, de Graciliano Ramos. Partindo da premissa de que o contato com obras literárias que dialogam com situações de opressão, medo e desigualdade pode estimular o engajamento dos alunos com a leitura, a iniciativa busca formar leitores críticos e conscientes de sua realidade social. Os resultados demonstram que os estudantes reagiram com entusiasmo e identificação às leituras realizadas em sala de aula, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do letramento crítico e para uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5007_TB9241_20102025205035.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOCELIA DE LIRA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Jocelia"
    "autor_email" => "mjocliraramalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa apresenta um relato de experiência sobre como a leitura de contos literários com temáticas vinculadas à vulnerabilidade social pode favorecer o desenvolvimento das competências leitora e escritora de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, em uma escola localizada na periferia de Queimadas–PB. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática baseada no conto “Um Cinturão”, de Graciliano Ramos. Partindo da premissa de que o contato com obras literárias que dialogam com situações de opressão, medo e desigualdade pode estimular o engajamento dos alunos com a leitura, a iniciativa busca formar leitores críticos e conscientes de sua realidade social. Os resultados demonstram que os estudantes reagiram com entusiasmo e identificação às leituras realizadas em sala de aula, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do letramento crítico e para uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.