Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OUTROS LUGARES PARA APRENDER: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128765
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9258
    "inscrito_id" => 19589
    "titulo" => "OUTROS LUGARES PARA APRENDER: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A educação, compreendida como um percurso formativo contínuo e amplo, ultrapassa os muros da escola, reconhecendo em espaços como museus, centros culturais, jardins botânicos, zoológicos e outras instituições sociais ambientes legítimos de aprendizagem. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância dos museus enquanto espaços educativos não formais, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia. O estudo adota uma abordagem de revisão bibliográfica, fundamentada nos aportes teóricos de Freire e Vygotsky, bem como nas diretrizes legais da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise evidencia que os museus, por meio da mediação educativa, possuem relevante potencial formativo ao integrar saberes científicos, experiências vividas e práticas culturais. Essa mediação, compreendida como prática dialógica, estimula a construção compartilhada do conhecimento e favorece aprendizagens contextualizadas, aproximando o conteúdo científico do cotidiano dos sujeitos. Além disso, reforça o papel desses espaços na democratização do acesso ao conhecimento e no fortalecimento da relação entre escola, comunidade e sociedade. O estudo defende que os museus não devem ser vistos apenas como complementares à escola, mas como pilares essenciais para a formação crítica e sensível dos estudantes, destacando-se também por sua contribuição à formação inicial e continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19589_TB9258_30102025163341.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE FIGUEIREDO BARBOSA FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "maria.figueiredo.710@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128765
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9258
    "inscrito_id" => 19589
    "titulo" => "OUTROS LUGARES PARA APRENDER: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A educação, compreendida como um percurso formativo contínuo e amplo, ultrapassa os muros da escola, reconhecendo em espaços como museus, centros culturais, jardins botânicos, zoológicos e outras instituições sociais ambientes legítimos de aprendizagem. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância dos museus enquanto espaços educativos não formais, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia. O estudo adota uma abordagem de revisão bibliográfica, fundamentada nos aportes teóricos de Freire e Vygotsky, bem como nas diretrizes legais da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise evidencia que os museus, por meio da mediação educativa, possuem relevante potencial formativo ao integrar saberes científicos, experiências vividas e práticas culturais. Essa mediação, compreendida como prática dialógica, estimula a construção compartilhada do conhecimento e favorece aprendizagens contextualizadas, aproximando o conteúdo científico do cotidiano dos sujeitos. Além disso, reforça o papel desses espaços na democratização do acesso ao conhecimento e no fortalecimento da relação entre escola, comunidade e sociedade. O estudo defende que os museus não devem ser vistos apenas como complementares à escola, mas como pilares essenciais para a formação crítica e sensível dos estudantes, destacando-se também por sua contribuição à formação inicial e continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19589_TB9258_30102025163341.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE FIGUEIREDO BARBOSA FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "maria.figueiredo.710@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação, compreendida como um percurso formativo contínuo e amplo, ultrapassa os muros da escola, reconhecendo em espaços como museus, centros culturais, jardins botânicos, zoológicos e outras instituições sociais ambientes legítimos de aprendizagem. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância dos museus enquanto espaços educativos não formais, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia. O estudo adota uma abordagem de revisão bibliográfica, fundamentada nos aportes teóricos de Freire e Vygotsky, bem como nas diretrizes legais da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise evidencia que os museus, por meio da mediação educativa, possuem relevante potencial formativo ao integrar saberes científicos, experiências vividas e práticas culturais. Essa mediação, compreendida como prática dialógica, estimula a construção compartilhada do conhecimento e favorece aprendizagens contextualizadas, aproximando o conteúdo científico do cotidiano dos sujeitos. Além disso, reforça o papel desses espaços na democratização do acesso ao conhecimento e no fortalecimento da relação entre escola, comunidade e sociedade. O estudo defende que os museus não devem ser vistos apenas como complementares à escola, mas como pilares essenciais para a formação crítica e sensível dos estudantes, destacando-se também por sua contribuição à formação inicial e continuada de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.