Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTATIVIDADE NEGRA EMPODERA, SIM.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho aborda práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da Educação Étnicoracial e Equidade de Gênero na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, localizada em Lavras da Mangabeira, Cariri cearense. Destacamos nesta abordagem a importância e cumprimento da Lei Federal no10.639/03, o processo de positivação e valorização da população e cultura negra, em especial das mulheres negras, e a relevância da representatividade destes ( as ) nos espaços de poder. Vale ressaltar que a representatividade é importante não apenas para satisfazer as demandas e conversas atuais da sociedade, mas também para promover a inclusão e o respeito. No Ceará, o contexto da representatividade ganha ainda mais peso. Muito embora tenha, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 72,5% da população autodeclarada negra, o estado ainda enxerga pouco o potencial de pretos e pardos, o que leva à sub-representação dessas populações na política, na educação e na saúde. A sociedade ainda precisa mudar para termos espaços e órgãos públicos ocupados de forma equânime, principalmente por mulheres negras e pessoas com deficiências.

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