ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E AS TDCIS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM MEDICINA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128777 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9278 "inscrito_id" => 20416 "titulo" => "ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E AS TDCIS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM MEDICINA" "resumo" => "A formação dos estudantes é uma questão que tem permeado discussões entre o modelo tradicional de ensino, orientado pela prática pedagógica centrado no professor e o modelo que tem como foco o uso de tecnologias que favorecem a aquisição de conhecimentos vinculados à realidade. Esse tipo de abordagem facilita o aluno relacionar o grande volume de informações repassado pela forma tradicional em exemplos reais. Os cursos de saúde passam por esta reformulação objetivando uma formação integral e humana, dessa forma, os espaços de aprendizagem ganharam uma nova parceria com as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICS). O objetivo da pesquisa foi investigar os novos espaços de aprendizagem viabilizados pelas TDICS e suas contribuições para a formação médica na atualidade. Os estudos de Moran, Piaget, Vygotsky, entre outros embasam esta revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Foram selecionados artigos no google acadêmico e no pubmed que abordassem o objeto de estudo em questão e que estivessem disponibilizados na íntegra, em português, inglês ou espanhol. Os estudos apontam que espaços como blogs podem proporcionar aos estudantes uma maior aproximação dos envolvidos e a produção compartilhada de conhecimentos ajudando no processo reflexivo e no maior entendimento. A integração das TDICS no processo de ensino e aprendizagem é um caminho para o protagonismo do estudante. Com relação a ambientes virtuais de aprendizagem estes se apresentam como importantes para a consolidação do conhecimento por parte dos alunos e também o incentivo à busca de dados científicos. Iniciativas com plataformas gamificadas são promissoras abordando questões de diversos assuntos, onde os estudantes podem jogar entre si. Entretanto é importante a necessidade de um letramento digital e de treinamentos para um melhor aproveitamento. Conclui-se que esses espaços mediados pelas TDICS são potencialmente necessários para o desenvolvimento de habilidades do estudante de medicina no cenário atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20416_TB9278_30102025235402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZAIDIANA LEMOS ZAIDAN" "autor_nome_curto" => "ZAIDIANA" "autor_email" => "zaidiana.zaidan@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128777 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9278 "inscrito_id" => 20416 "titulo" => "ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E AS TDCIS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM MEDICINA" "resumo" => "A formação dos estudantes é uma questão que tem permeado discussões entre o modelo tradicional de ensino, orientado pela prática pedagógica centrado no professor e o modelo que tem como foco o uso de tecnologias que favorecem a aquisição de conhecimentos vinculados à realidade. Esse tipo de abordagem facilita o aluno relacionar o grande volume de informações repassado pela forma tradicional em exemplos reais. Os cursos de saúde passam por esta reformulação objetivando uma formação integral e humana, dessa forma, os espaços de aprendizagem ganharam uma nova parceria com as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICS). O objetivo da pesquisa foi investigar os novos espaços de aprendizagem viabilizados pelas TDICS e suas contribuições para a formação médica na atualidade. Os estudos de Moran, Piaget, Vygotsky, entre outros embasam esta revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Foram selecionados artigos no google acadêmico e no pubmed que abordassem o objeto de estudo em questão e que estivessem disponibilizados na íntegra, em português, inglês ou espanhol. Os estudos apontam que espaços como blogs podem proporcionar aos estudantes uma maior aproximação dos envolvidos e a produção compartilhada de conhecimentos ajudando no processo reflexivo e no maior entendimento. A integração das TDICS no processo de ensino e aprendizagem é um caminho para o protagonismo do estudante. Com relação a ambientes virtuais de aprendizagem estes se apresentam como importantes para a consolidação do conhecimento por parte dos alunos e também o incentivo à busca de dados científicos. Iniciativas com plataformas gamificadas são promissoras abordando questões de diversos assuntos, onde os estudantes podem jogar entre si. Entretanto é importante a necessidade de um letramento digital e de treinamentos para um melhor aproveitamento. Conclui-se que esses espaços mediados pelas TDICS são potencialmente necessários para o desenvolvimento de habilidades do estudante de medicina no cenário atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20416_TB9278_30102025235402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZAIDIANA LEMOS ZAIDAN" "autor_nome_curto" => "ZAIDIANA" "autor_email" => "zaidiana.zaidan@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }