PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128778 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9279 "inscrito_id" => 14291 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Na construção do perfil e identidade do profissional de Letras são importantes apreensões teóricas e metodológicas do como transpor conhecimentos em práxis. Assim sendo, métodos e/ou metodologias, bem como o desenvolvimento de didáticas interativas e sensíveis às realidades dos alunos da Educação Básica, diferenciam um professor do outro. Ao longo da formação na graduação, esses futuros educadores vivenciam inúmeras experiências ao cursarem diferentes componentes curriculares, e suas respectivas práticas nos estágios supervisionados ou programas como o PIBID e o Residência Pedagógica. Todos com objetivos, a sua maneira, de conduzir os licenciandos nos meandros de uma formação capaz de mostrar as nuances da complexidade da execução das atividades no dia a dia em sala de aula. A par desses caminhos, o presente trabalho objetiva mostrar o relato da experiência, como bolsista, vivida no Programa Residência Pedagógica, cota (2023/2024), UEPB, na Escola Integral Agrotécnica do Cajueiro, nas turmas de 2ª e 3ª séries. Nela, no geral, explorou-se a interdisciplinaridade em sala de aula, partindo do repertório sociocultural dos estudantes da escola, abrangendo as fronteiras próximas à Arte, área de linguagens, conforme preconiza a BNCC. A base teórica utilizada é Bosi (2015), Moran (2017) e Camargo (2018). De modo amplo, as atividades desenvolvidas com as turmas ofertaram o diálogo entre os conteúdos e a Literatura, o que diversificou os encontros semanais, dinamizando as aulas. Como resultados, tem-se que na experiência, no que se refere a metodologia, foi adotada uma perspectiva didática de dinamismo e prática na qual o aluno agia de forma ativa, pois as atividades desenvolvidas eram centradas para uma apreensão crítica da realidade. Compreende-se, assim, que o ensino fundamentado em métodos ativos e reflexivos é satisfatório para o desenvolvimento de uma aprendizagem, bem como esclarecedor para quem se encontra na formação docente inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14291_TB9279_27102025184358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE VIEIRA ROSENDO" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "feliperosendosb2023@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128778 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9279 "inscrito_id" => 14291 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Na construção do perfil e identidade do profissional de Letras são importantes apreensões teóricas e metodológicas do como transpor conhecimentos em práxis. Assim sendo, métodos e/ou metodologias, bem como o desenvolvimento de didáticas interativas e sensíveis às realidades dos alunos da Educação Básica, diferenciam um professor do outro. Ao longo da formação na graduação, esses futuros educadores vivenciam inúmeras experiências ao cursarem diferentes componentes curriculares, e suas respectivas práticas nos estágios supervisionados ou programas como o PIBID e o Residência Pedagógica. Todos com objetivos, a sua maneira, de conduzir os licenciandos nos meandros de uma formação capaz de mostrar as nuances da complexidade da execução das atividades no dia a dia em sala de aula. A par desses caminhos, o presente trabalho objetiva mostrar o relato da experiência, como bolsista, vivida no Programa Residência Pedagógica, cota (2023/2024), UEPB, na Escola Integral Agrotécnica do Cajueiro, nas turmas de 2ª e 3ª séries. Nela, no geral, explorou-se a interdisciplinaridade em sala de aula, partindo do repertório sociocultural dos estudantes da escola, abrangendo as fronteiras próximas à Arte, área de linguagens, conforme preconiza a BNCC. A base teórica utilizada é Bosi (2015), Moran (2017) e Camargo (2018). De modo amplo, as atividades desenvolvidas com as turmas ofertaram o diálogo entre os conteúdos e a Literatura, o que diversificou os encontros semanais, dinamizando as aulas. Como resultados, tem-se que na experiência, no que se refere a metodologia, foi adotada uma perspectiva didática de dinamismo e prática na qual o aluno agia de forma ativa, pois as atividades desenvolvidas eram centradas para uma apreensão crítica da realidade. Compreende-se, assim, que o ensino fundamentado em métodos ativos e reflexivos é satisfatório para o desenvolvimento de uma aprendizagem, bem como esclarecedor para quem se encontra na formação docente inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14291_TB9279_27102025184358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE VIEIRA ROSENDO" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "feliperosendosb2023@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }