Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na construção do perfil e identidade do profissional de Letras são importantes apreensões teóricas e metodológicas do como transpor conhecimentos em práxis. Assim sendo, métodos e/ou metodologias, bem como o desenvolvimento de didáticas interativas e sensíveis às realidades dos alunos da Educação Básica, diferenciam um professor do outro. Ao longo da formação na graduação, esses futuros educadores vivenciam inúmeras experiências ao cursarem diferentes componentes curriculares, e suas respectivas práticas nos estágios supervisionados ou programas como o PIBID e o Residência Pedagógica. Todos com objetivos, a sua maneira, de conduzir os licenciandos nos meandros de uma formação capaz de mostrar as nuances da complexidade da execução das atividades no dia a dia em sala de aula. A par desses caminhos, o presente trabalho objetiva mostrar o relato da experiência, como bolsista, vivida no Programa Residência Pedagógica, cota (2023/2024), UEPB, na Escola Integral Agrotécnica do Cajueiro, nas turmas de 2ª e 3ª séries. Nela, no geral, explorou-se a interdisciplinaridade em sala de aula, partindo do repertório sociocultural dos estudantes da escola, abrangendo as fronteiras próximas à Arte, área de linguagens, conforme preconiza a BNCC. A base teórica utilizada é Bosi (2015), Moran (2017) e Camargo (2018). De modo amplo, as atividades desenvolvidas com as turmas ofertaram o diálogo entre os conteúdos e a Literatura, o que diversificou os encontros semanais, dinamizando as aulas. Como resultados, tem-se que na experiência, no que se refere a metodologia, foi adotada uma perspectiva didática de dinamismo e prática na qual o aluno agia de forma ativa, pois as atividades desenvolvidas eram centradas para uma apreensão crítica da realidade. Compreende-se, assim, que o ensino fundamentado em métodos ativos e reflexivos é satisfatório para o desenvolvimento de uma aprendizagem, bem como esclarecedor para quem se encontra na formação docente inicial.

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