REFLEXÕES ACERCA DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA SOBRE O FAZER DOCENTE NOS DOCUMENTOS LEGAIS E ESPAÇOS COLETIVOS DE DEBATE
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Partimos da seguinte indagação: De que forma a percepção dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre o fazer docente são abordadas pelos marcos legais e espaços coletivos de debates? O viés metodológico seguiu a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e análise de conteúdo como técnica para tratamento dos dados. Para consubstanciar as análises dialogamos com as reflexões e conceitualizações de Arroyo (2017) sobre a EJA, os argumentos de Faria (2009) sobre a valorização e escuta dos estudante no fazer docente e no currículo, além da concepção de fazer docente em Freire (1996) que destaca as bases formativas para a docência. Os resultados nos apontaram que, embora os documentos legais tragam em seus textos a valorização dos educandos da EJA, reconhecendo sua centralidade no processo educativo, ainda há um hiato entre esses dispositivos e a sua concretização nas práticas pedagógicas e nos espaços escolares. 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