Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTFÓLIO: REFLEXÕES E RETROSPECTIVAS ATRAVÉS DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste artigo apresentamos o processo de formação e reflexão desenvolvidos na disciplina de Educação, inclusão e diversidade: entre vulnerabilidades e garantia de direitos, no PPGEdu/ IFSul. Esta disciplina teve por objetivo discutir as potencialidades teóricas e metodológicas resultantes da interseção entre educação, tecnologia e inclusão, diversidade, gênero e questões que permeiam a garantia de Direitos. Foram realizadas encontros expositivos-dialogados, a partir de bibliografia indicadas, com debates coletivos sobre questões pertinentes aos projetos de pesquisa dos estudantes, e como atividade avaliativa se constitui em atividades processuais e formativas, foi solicitada a construção de um portfólio usando o google docs onde relatamos e registramos nossas leituras, reflexões, debates e estudos dirigidos. Foram tratados nesta ação pedagógica em ambientes formais e não formais os movimentos que abarcam a relação entre os seres humanos no processo de ensino e aprendizagem com direção, sentido e envolve a transformação da realidade social em seu tecido estrutural e o desenvolvimento de uma cultura de paz, um ambiente favorável, que permita a convivência com o diferente e permita, previna e contribua para a garantia do direito e acesso à educação a todos, todas e todes sem distinção.O portfólio é uma ferramenta de produção e organização do conhecimento e permite selecionar suas atividades, de acordo com seus interesses, neste processo podemos eleger as atividades que representam melhor a evolução de sua aprendizagem, esse exercício exige autoreflexão. O portfólio também conduz uma avaliação contínua e processual, atende à avaliação diagnóstica e formativa durante o processo de ensino e de aprendizagem. O portfólio nos possibilitou também a construção do conhecimento e de novas práticas e subsídios para lutas de direitos, ocupação de espaços de diálogos e reflexões para construção de uma história de conquistas e nossa sociedade.

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