Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE SABERES QUÍMICOS A PARTIR DE UMA DEMANDA SOCIAL REAL: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PIBID-QUÍMICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de ensino realizada na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, em parceria com o PIBID-Química da UFCG, voltada à articulação entre conhecimento científico e demandas sociais reais. A proposta surgiu diante da preocupação com a situação ambiental da Lagoa Jovino Pereira da Costa, localizada na zona urbana da cidade, a Lagoa vem sofrendo degradação ambiental causada por ações antrópicas, como despejo de efluentes domésticos, esgotos irregulares, lixo e possíveis resíduos tóxicos, agravada pela presença de equinos e bovinos nas proximidades. Além disso, o acúmulo de resíduos sólidos nas margens evidencia o estado avançado de degradação do local. A partir dessa realidade, os alunos do ensino médio participaram de uma sequência de atividades pedagógicas baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP),desenvolvido em etapas que incluíram visitação e trilha ecológica para o mapeamento da área de estudo, entrevistas com moradores, debates em sala de aula, sessão de brainstorming para geração de ideias e execução prática da ação proposta. metodologia que consiste em permitir que os alunos confrontam as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo cooperativamente em busca de soluções, que incluíram visitas à lagoa, entrevistas com moradores e discussões em sala sobre os impactos ambientais e de saúde pública. Como resposta prática, os estudantes produziram e distribuíram repelentes naturais com ingredientes biodegradáveis, acompanhados de folders informativos sobre os impactos ambientais da lagoa, doenças transmitidas por mosquitos e medidas de prevenção, promovendo a conscientização comunitária e a integração entre conhecimento científico e práticas sociais. A experiência integrou teoria e prática ao articular conteúdos de Química, como propriedades de moléculas orgânicas, diferenças entre compostos naturais e sintéticos, princípios de extração, formulação de misturas e fundamentos de reações orgânicas. Associada a outras áreas do conhecimento, essa abordagem possibilitou a aplicação dos conceitos científicos em um contexto real, promovendo o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia e do protagonismo social dos estudantes. A iniciativa foi bem recebida pelos moradores e reconhecida publicamente com moção de aplausos na Câmara Municipal de Cuité,sendo um exemplo de como a escola pode se tornar um espaço de transformação social. A ação também contribuiu para a formação de uma consciência ambiental coletiva, aproximando a ciência do cotidiano dos estudantes e promovendo um aprendizado significativo e humanizado.

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