A CONSTRUÇÃO DE SABERES QUÍMICOS A PARTIR DE UMA DEMANDA SOCIAL REAL: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PIBID-QUÍMICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128788 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9297 "inscrito_id" => 19019 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SABERES QUÍMICOS A PARTIR DE UMA DEMANDA SOCIAL REAL: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PIBID-QUÍMICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de ensino realizada na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, em parceria com o PIBID-Química da UFCG, voltada à articulação entre conhecimento científico e demandas sociais reais. A proposta surgiu diante da preocupação com a situação ambiental da Lagoa Jovino Pereira da Costa, localizada na zona urbana da cidade, a Lagoa vem sofrendo degradação ambiental causada por ações antrópicas, como despejo de efluentes domésticos, esgotos irregulares, lixo e possíveis resíduos tóxicos, agravada pela presença de equinos e bovinos nas proximidades. Além disso, o acúmulo de resíduos sólidos nas margens evidencia o estado avançado de degradação do local. A partir dessa realidade, os alunos do ensino médio participaram de uma sequência de atividades pedagógicas baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP),desenvolvido em etapas que incluíram visitação e trilha ecológica para o mapeamento da área de estudo, entrevistas com moradores, debates em sala de aula, sessão de brainstorming para geração de ideias e execução prática da ação proposta. metodologia que consiste em permitir que os alunos confrontam as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo cooperativamente em busca de soluções, que incluíram visitas à lagoa, entrevistas com moradores e discussões em sala sobre os impactos ambientais e de saúde pública. Como resposta prática, os estudantes produziram e distribuíram repelentes naturais com ingredientes biodegradáveis, acompanhados de folders informativos sobre os impactos ambientais da lagoa, doenças transmitidas por mosquitos e medidas de prevenção, promovendo a conscientização comunitária e a integração entre conhecimento científico e práticas sociais. A experiência integrou teoria e prática ao articular conteúdos de Química, como propriedades de moléculas orgânicas, diferenças entre compostos naturais e sintéticos, princípios de extração, formulação de misturas e fundamentos de reações orgânicas. Associada a outras áreas do conhecimento, essa abordagem possibilitou a aplicação dos conceitos científicos em um contexto real, promovendo o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia e do protagonismo social dos estudantes. A iniciativa foi bem recebida pelos moradores e reconhecida publicamente com moção de aplausos na Câmara Municipal de Cuité,sendo um exemplo de como a escola pode se tornar um espaço de transformação social. A ação também contribuiu para a formação de uma consciência ambiental coletiva, aproximando a ciência do cotidiano dos estudantes e promovendo um aprendizado significativo e humanizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19019_TB9297_30102025181958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanabsr5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128788 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9297 "inscrito_id" => 19019 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SABERES QUÍMICOS A PARTIR DE UMA DEMANDA SOCIAL REAL: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PIBID-QUÍMICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de ensino realizada na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, em parceria com o PIBID-Química da UFCG, voltada à articulação entre conhecimento científico e demandas sociais reais. A proposta surgiu diante da preocupação com a situação ambiental da Lagoa Jovino Pereira da Costa, localizada na zona urbana da cidade, a Lagoa vem sofrendo degradação ambiental causada por ações antrópicas, como despejo de efluentes domésticos, esgotos irregulares, lixo e possíveis resíduos tóxicos, agravada pela presença de equinos e bovinos nas proximidades. Além disso, o acúmulo de resíduos sólidos nas margens evidencia o estado avançado de degradação do local. A partir dessa realidade, os alunos do ensino médio participaram de uma sequência de atividades pedagógicas baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP),desenvolvido em etapas que incluíram visitação e trilha ecológica para o mapeamento da área de estudo, entrevistas com moradores, debates em sala de aula, sessão de brainstorming para geração de ideias e execução prática da ação proposta. metodologia que consiste em permitir que os alunos confrontam as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo cooperativamente em busca de soluções, que incluíram visitas à lagoa, entrevistas com moradores e discussões em sala sobre os impactos ambientais e de saúde pública. Como resposta prática, os estudantes produziram e distribuíram repelentes naturais com ingredientes biodegradáveis, acompanhados de folders informativos sobre os impactos ambientais da lagoa, doenças transmitidas por mosquitos e medidas de prevenção, promovendo a conscientização comunitária e a integração entre conhecimento científico e práticas sociais. A experiência integrou teoria e prática ao articular conteúdos de Química, como propriedades de moléculas orgânicas, diferenças entre compostos naturais e sintéticos, princípios de extração, formulação de misturas e fundamentos de reações orgânicas. Associada a outras áreas do conhecimento, essa abordagem possibilitou a aplicação dos conceitos científicos em um contexto real, promovendo o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia e do protagonismo social dos estudantes. A iniciativa foi bem recebida pelos moradores e reconhecida publicamente com moção de aplausos na Câmara Municipal de Cuité,sendo um exemplo de como a escola pode se tornar um espaço de transformação social. A ação também contribuiu para a formação de uma consciência ambiental coletiva, aproximando a ciência do cotidiano dos estudantes e promovendo um aprendizado significativo e humanizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19019_TB9297_30102025181958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanabsr5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }