FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES: UMA ABORDAGEM BASEADA EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128791 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9301 "inscrito_id" => 20035 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES: UMA ABORDAGEM BASEADA EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "A formação docente é fundamental para garantir a qualidade da educação, por instigar os professores a desenvolverem habilidades pedagógicas e metodológicas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, além de atualizar conhecimentos, incorporar novas tecnologias, e adaptar suas práticas às necessidades dos alunos. Também promove a reflexão crítica sobre a prática educativa, incentivando a inovação e a melhoria contínua. Nesse sentido, em julho de 2025, foi realizada a formação de 157 docentes do Ensino Superior EAD, da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera para a elaboração de questões voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências profissionais aos alunos do ensino superior. A priori, foi revisitada a taxonomia de Bloom, para embasar o trabalho. Ao categorizar os objetivos de aprendizagem, os professores podem criar avaliações mais diversificadas, que atendam aos diferentes níveis de complexidade cognitiva. Posteriormente, foi abordada a importância de se seguir uma estrutura para a produção de questões, sendo a escolha do texto base fundamental para que o aluno mobilize as habilidades necessárias para resolver a questão com o uso de recursos como: figuras, gráficos, mapas, associação de textos, entre outros bem como a utilização de referências bibliográficas pertinentes à área do conhecimento. Também foram retomados e exemplificados os tipos de questões (múltipla escolha simples, complexa e afirmação incompleta) e o padrão de enunciado e de construção das alternativas. Em todo o percurso formativo, ressaltou-se a importância da construção de questões interdisciplinares e que tragam atualidades, visando a uma elaboração robusta que permita ao aluno uma compreensão mais ampla de temas que se alinhem ao contexto profissional e contextos diversos. Por fim, os docentes participaram de uma oficina de produção de questões aprendendo a configurar um agente de Inteligência Artificial para auxiliar nesse processo, ressaltando o papel do educador na condução e elaboração das questões com esse recurso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20035_TB9301_30102025211027.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE RUTHES BERNARDES" "autor_nome_curto" => "JAMILE" "autor_email" => "jamile.bernardes@cogna.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128791 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9301 "inscrito_id" => 20035 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES: UMA ABORDAGEM BASEADA EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "A formação docente é fundamental para garantir a qualidade da educação, por instigar os professores a desenvolverem habilidades pedagógicas e metodológicas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, além de atualizar conhecimentos, incorporar novas tecnologias, e adaptar suas práticas às necessidades dos alunos. Também promove a reflexão crítica sobre a prática educativa, incentivando a inovação e a melhoria contínua. Nesse sentido, em julho de 2025, foi realizada a formação de 157 docentes do Ensino Superior EAD, da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera para a elaboração de questões voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências profissionais aos alunos do ensino superior. A priori, foi revisitada a taxonomia de Bloom, para embasar o trabalho. Ao categorizar os objetivos de aprendizagem, os professores podem criar avaliações mais diversificadas, que atendam aos diferentes níveis de complexidade cognitiva. Posteriormente, foi abordada a importância de se seguir uma estrutura para a produção de questões, sendo a escolha do texto base fundamental para que o aluno mobilize as habilidades necessárias para resolver a questão com o uso de recursos como: figuras, gráficos, mapas, associação de textos, entre outros bem como a utilização de referências bibliográficas pertinentes à área do conhecimento. Também foram retomados e exemplificados os tipos de questões (múltipla escolha simples, complexa e afirmação incompleta) e o padrão de enunciado e de construção das alternativas. Em todo o percurso formativo, ressaltou-se a importância da construção de questões interdisciplinares e que tragam atualidades, visando a uma elaboração robusta que permita ao aluno uma compreensão mais ampla de temas que se alinhem ao contexto profissional e contextos diversos. Por fim, os docentes participaram de uma oficina de produção de questões aprendendo a configurar um agente de Inteligência Artificial para auxiliar nesse processo, ressaltando o papel do educador na condução e elaboração das questões com esse recurso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20035_TB9301_30102025211027.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE RUTHES BERNARDES" "autor_nome_curto" => "JAMILE" "autor_email" => "jamile.bernardes@cogna.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }