Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES: UMA ABORDAGEM BASEADA EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação docente é fundamental para garantir a qualidade da educação, por instigar os professores a desenvolverem habilidades pedagógicas e metodológicas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, além de atualizar conhecimentos, incorporar novas tecnologias, e adaptar suas práticas às necessidades dos alunos. Também promove a reflexão crítica sobre a prática educativa, incentivando a inovação e a melhoria contínua. Nesse sentido, em julho de 2025, foi realizada a formação de 157 docentes do Ensino Superior EAD, da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera para a elaboração de questões voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências profissionais aos alunos do ensino superior. A priori, foi revisitada a taxonomia de Bloom, para embasar o trabalho. Ao categorizar os objetivos de aprendizagem, os professores podem criar avaliações mais diversificadas, que atendam aos diferentes níveis de complexidade cognitiva. Posteriormente, foi abordada a importância de se seguir uma estrutura para a produção de questões, sendo a escolha do texto base fundamental para que o aluno mobilize as habilidades necessárias para resolver a questão com o uso de recursos como: figuras, gráficos, mapas, associação de textos, entre outros bem como a utilização de referências bibliográficas pertinentes à área do conhecimento. Também foram retomados e exemplificados os tipos de questões (múltipla escolha simples, complexa e afirmação incompleta) e o padrão de enunciado e de construção das alternativas. Em todo o percurso formativo, ressaltou-se a importância da construção de questões interdisciplinares e que tragam atualidades, visando a uma elaboração robusta que permita ao aluno uma compreensão mais ampla de temas que se alinhem ao contexto profissional e contextos diversos. Por fim, os docentes participaram de uma oficina de produção de questões aprendendo a configurar um agente de Inteligência Artificial para auxiliar nesse processo, ressaltando o papel do educador na condução e elaboração das questões com esse recurso.

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