ENTRE PLATAFORMAS E MÉTRICAS: DO MITO DA QUALIDADE UNIVERSAL À REALIDADE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SANTANA/AP
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O artigo tem como objetivo compreender como as desigualdades socioespaciais e os efeitos da plataformização das avaliações impactam a qualidade do ensino e a equidade educacional. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa de revisão bibliográfica e fundamentada na teoria de Pierre Bourdieu (1979), sobretudo considerando os conceitos de capital e habitus, o estudo busca articular os efeitos da configuração sociespacial da cidade com uma análise crítica das políticas de avaliação, sendo o Sistema Educar pra Valer (SAEV) e o Sistema de Avaliação da Aprendizagem Escolar do Amapá (SisPAEAP). A investigação também incorpora contribuições de autores como Oliveira e Araújo (2005) e Dijck, Poell e Wall (2018), ampliando a discussão sobre os efeitos das reformas educacionais orientadas por organismos multilaterais, a padronização das avaliações e a mercantilização dos dados educacionais. Os resultados evidenciam que a consolidação de um modelo de qualidade pautado exclusivamente em métricas quantitativas invisibiliza as condições estruturais e socioterritoriais que moldam o desempenho escolar, reforçando desigualdades históricas. No município de Santana, observa-se que as escolas localizadas em áreas periféricas apresentam baixos índices de desempenho, o que está diretamente relacionado às precariedades urbanas e à ausência de políticas de planejamento urbano. Dentre os resultados conclui-se que a aferição da qualidade da educação requer uma abordagem sistêmica e territorializada, capaz de articular os dados das avaliações aos contextos sociais, econômicos e culturais dos alunos." 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